domingo, 7 de abril de 2013

Coisas que nossa imprensa não fala sobre Cuba.


 1) A American Association for World Health aponta que “não há barreiras raciais que impeçam o acesso à saúde” e ressalta “o exemplo oferecido por Cuba, o exemplo de um país com a vontade política de fornecer uma boa atenção médica a todos os cidadãos”; 2) com um médico para cada 148 habitantes (78.622 no total), Cuba é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nação melhor dotada do mundo neste setor; 3) segundo a New England Journal of Medicine, a mais prestigiada revista médica do mundo, “o sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito […]. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso [dos EUA] não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA; 4) segundo a Unesco, Cuba dispõe da taxa de analfabetismo mais baixa e da taxa de escolarização mais alta da América Latina. Um aluno cubano tem o dobro de conhecimentos do que uma criança latino-americana. O organismo enfatiza que “Cuba, ainda que seja um dos países mais pobres da América Latina, dispõe dos melhores resultados quanto à educação básica”; 5) o Unicef enfatiza que “Cuba é um exemplo na proteção da infância”; 6) segundo Juan José Ortiz, representante da Unicef em Havana, em Cuba “não há nenhuma criança nas ruas. Em Cuba, as crianças ainda são uma prioridade e, por isso, não sofrem as carências de milhões de crianças da América Latina, que trabalham, são exploradas ou caem nas redes de prostituição”; 7) a primeira vacina do mundo contra o câncer de pulmão, a Cimavax-EGF, foi elaborada por pesquisadores cubanos do Centro de Imunologia Molecular de Havana; 8) segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), “as medidas aplicadas por Cuba na atualização de seu modelo econômico com vistas a conseguir a soberania alimentar podem se converter em um exemplo para a humanidade”.

PS.: Confiram todas as informações. Não acreditem apenas naquilo que lêem. Duvidem. Nós do Vozes da América não tememos alertar os seus leitores com este PS, mas o engraçado é que nunca vi o mesmo na Veja, na Folha, no Globo, no Estadão.... Curioso...

Um comentário:

Isabela Amaral disse...

Engraçado como as pessoas acreditam facilmente nas coisas - e sim, eu sei que estou vulnerável a isso também. Porque, quando vi um vídeo que uma professora passou sobre o quão Cuba é ruim, por mais que eu tivesse pensado "não é possível que isso tudo é verdade", acabei por colocar na prova o que tinha visto em vídeo - e o que todos os outros alunos colocaram. Acertei a questão, porque respondi, provavelmente, o que ela queria. Mesmo que não tivesse totalmente correto. Mas que eu aprenda a questionar mais do que já o faço. E que todos aprendam. Mesmo sem PS de alerta.
Uma pena que a Veja, Globo, etc, estejam tão "corrompidas" e publiquem somente uma opinião geral sobre todo e qualquer assunto. Desconfio que isso não seja muito democrático, já que elas têm quase um monopólio - talvez com a excessão da Internet - de publicação de informação acessível às massas e devido ao fato de não haver PS de alerta.