quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Isto é Cuba!

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA em inglês), na apresentação do Informe sobre o Estado da População Mundial 2011, além de analisar o fato de que o mundo chegou aos 7 bilhões de habitantes, assegurou que Cuba é a nação com mais alto desenvolvimento humano latino-americano, chegando a afirmar que conta com um desenvolvimento equivalente a um quarto de século de avanço em relação aos demais países da América Latina e do Caribe.
Isso ocorre devido aos baixos níveis de mortalidade do país, a elevada esperança de vida, seu acesso à saúde e educação, sua saúde sexual e reprodutiva, e os indicadores de envelhecimento de sua população, todos com valores similares e, inclusive, maiores aos de nações industrializadas. Esta conquista de Cuba se soma a sua reconhecida luta contra o racismo, a desnutrição infantil e sua comprovada qualidade em todos os níveis de educação.
Ao longo de todos esses anos que nos separam desde 1959 - ano da Revolução cubana - muito se foi dito sobre aquela ilha. Mitos foram construídos e destruídos, mas o que sobrou hoje, foi um apanhado histórico tão irrefutável que nem a ONU é capaz de mistificar. Que apareçam os críticos e que eles olhem para Cuba para ver que com toda carga ideológica que suas canetas carregam, lá estão Fidel, Che, Raúl, Camilo, e todo o povo cubano a, em silêncio, rir comedidamente, pelos feitos sociais alcançados nestes longos e duros anos de tentativas militares contra suas liberdades e de um bloqueio genocida. Agora entendo quando Che dizia "hasta la victória, siempre!" Eles venceram! E contra isto, nada se pode dizer.

Ernesto Germano e Chico Baeta