sábado, 1 de maio de 2010

Proletariado do mundo, uní-vos!

Proletariado do mundo, uní-vos! Neste 1º de Maio de 2010 Vozes da América faz sua singela homenagem aos trabalhadores, aqueles verdadeiros responsáveis pela produção de TODAS as riquezas geradas no mundo, mas que por força da brutalidade capitalista, são os que menos ganham com a partilha dos frutos destas riquezas.
Acreditamos que a falência múltipla dos órgãos do sistema capitalista já está em fase adiantada rumo ao óbito, porém, as plásticas e os botoxes que a burguesia faz ainda nos esconde a putrefação por trás da aparência.
Fica então o velho chamado feito por Karl Marx em seu Manifesto do Partido Comunista, de 1848: "Proletários de todos os países, uní-vos!".

TAXA CAMARAE - Parte 2

A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontífice. Como veremos na transcrição que se segue, não havia delito, por mais horrível que fosse, que não pudesse ser perdoado a troco de dinheiro. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem violado crianças e adultos, assassinado uma ou várias pessoas, abortado… desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.

Artigos publicados hoje: 4, 5, 6 e 7.

4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras, 15 soldos.

5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagarão 76 libras e 1 soldo.

6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão em consciência 4 libras.

7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas, pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentarão em consciência 6 libras.


(Fonte: Rodríguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica.Terramar – Editores, Distribuidores e Livreiros -(1.ª edição portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 – Anexo, pp. 345-348)