sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Desejamos, não para o ano novo, mas para a vida inteira: Poesia!

Car@s Amig@s, este poema que se segue é de Pablo Neruda e isto bastaria para lhe publicar. Mas no livro Confesso que Vivi, ele marca com este fragmento, o momento que avaliou como sendo a hora de sair da passividade e fazer de sua poesia, arma. Seu grande amigo Federico Garcia Lorca acabara de morrer vítima do golpe fascista do General Franco, aliado de Hitler e Mussolini que invadiu não só a Espanha, mas também o sonho socialista recém eleito naquele país.

Desejo a tod@s que façam o mesmo. Que girem suas vidas para o outro, para o próximo, para a construção de um mundo justo e fraterno. Que façam de suas poesias (sejam vocês alunos, professores, operários...) armas contra os poderosos, para que um dia, em nossas velhices, possamos levantar a cabeça e, orgulhosos, dizer para os mais novos que valeu a pena. Que venha o ano novo, mais que isto, o futuro novo, a humanidade nova!

 

Chico Baeta

 

 

As máscaras e a Guerra


Minha casa ficou entre os dois setores... De um lado avançavam mouros e italianos... De cá avançavam, retrocediam ou estacavam os defensores de Madri... Pelas paredes tinha entrado a artilharia... As janelas partiram-se em pedacínhos... Encontrei no solo restos de chumbo entre meus livros... Mas minhas máscaras tinham ido embora... Minhas máscaras recolhidas no Sião, em Bali, em Sumatra, no arquipélago Malaio, em Bandoeng... Douradas, cinzentas, cor de tomate, com sobrancelhas prateadas, azuis, diabólicas, ensimesmadas, minhas máscaras eram a única recordação daquele primeiro Oriente a que cheguei solitário e que me recebeu com seu cheiro de chá, de estrume, de ódio, de suor, de jasmins intensos, de frangipán, de fruta podre nas ruas... Aquelas máscaras, recordação das puríssimas danças, dos bailes defronte do templo... Gotas de madeira coloridas pelos mitos, restos daquela mitologia floral que no ar desenhava sonhos, costumes, demônios, mistérios irreconciliáveis com minha natureza americana... E então... Talvez os milicianos tinham assomado às janelas de minha casa com as máscaras postas, assustando assim os mouros, entre um disparo e outro... Muitas delas ficaram estilhaçadas e sangrentas ali mesmo... Outras rolaram do meu sétimo andar, arrancadas por um disparo... Na frente delas tinham se estabelecido as tropas avançadas de Franco... De minha casa, trinta máscaras de deuses da Ásia se elevavam no último bàile, o baile da morte... Era um momento de trégua... As posições tinham mudado... Sentei-me olhando os despojos, as manchas de sangue na esteira... E através das novas janelas, através dos furos da metralha... Olhei para longe, para além da cidade universitária até as planícies e os castelos antigos... A Espanha me pareceu vazia... Pareceu-me que meus últimos convidados já tinham ido embora para sempre... Com máscaras ou sem máscaras, entre os disparos e as canções de guerra, a louca alegria, a incrível defesa, a morte ou a vida, aquilo tinha terminado para mim... Era o último silêncio depois da festa... Depois da última festa... De certa maneira, com as máscaras que se foram, com as máscaras que caíram, com aqueles soldados que eu nunca havia convidado, a Espanha tinha ido embora para mim...

Pablo Neruda


Obs.: Ofereço este poema e tudo que isto significa a tod@s que, neste ano que acaba, mergulharam na poesia de Neruda, Brecht, Vinicius, Chico, Vandré, Eduardo Alves da Costa, Maiakovsky, João Cabral de Mello netto... Vocês são "imprescindíveis".

Feliz ano velho: Aumentou o número de trabalho escravo no Brasil

Sentei-me em frente a esta máquina no intuito de publicar o último artigo do ano. Mas dei uma olhada no blog do Sakamoto http://blogdosakamoto.uol.com.br/2011/12/30/governo-insere-52-nomes-na-lista-suja-do-trabalho-escravo/ e me deparei com a deplorável notícia de aumento do número de trabalho escravo no Brasil.
No meio dessa falsa esperança de que tudo muda à meia noite do último dia do ano, eis a constatação: nada muda se não mudarmos o mundo.

Segue abaixo a lista com os nomes dos empregadores, também conhecidos como assassinos, FDP, ou tudo mais que quiserem chamar estes homens e mulheres que se acham donos de pessoas.

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D33EF459C01348F5EED0C7973/Cadastro%20de%20Empregadores%20dez%2011%20Vers%C3%A3o%20Final%20DETRAE.pdf

Chico Baeta

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Natal: o anticristo 4

Parece incrível, mas terminou em briga nesta quarta-feira (28/12/2011) a limpeza natalina da igreja da Natividade, em Belém, por causa de uma disputa entre seitas religiosas pelo controle do templo que marca o local simbólico do nascimento de Jesus.
Cerca de cem padres e monges das igrejas Ortodoxa Grega e Apostólica Armênia trocaram socos e vassouradas dentro do templo. Policiais palestinos (sim Palestinos, portanto não cristãos), curvando-se para atravessar a diminuta "porta da humildade", intervieram com cassetetes para restaurar a ordem.
O argumento para não prender os arruaceiros de Deus foi... digamos, imbecil:
"É um problema trivial... ocorre todo ano", disse o tenente-coronel da polícia Khaled al Tamimi. "Tudo está bem e as coisas voltaram ao normal. Ninguém foi detido, porque todos os envolvidos eram homens de Deus."
A igreja de Belém data do século VI, e é a mais antiga da Terra Santa. Sua administração é dividida entre clérigos católicos romanos, ortodoxos gregos e armênios.
Qualquer suposta violação dos limites de jurisdição dentro da igreja pode desencadear uma briga, especialmente durante a limpeza anual para as celebrações do Natal ortodoxo, que será comemorado na semana que vem.
Perguntar não ofende: Então todos os casos que envolvam detenções no planeta, dos mais simples até os mais complexos, os envolvidos PRESOS não são homens de Deus?

Chico Baeta, um homem sem Deus. Graças a Deus.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Privataria Tucana - Debate

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, promoveu um debate sobre o livro "A Privataria Tucana" que contou com a participação do autor do livro, Amaury Ribeiro Jr., do jornalista Paulo Henrique Amorim e do Deputado Federal Protógenes Queiroz. Todos resistentes ao PIG (Partido da Imprensa Golpista).
Vale a pena conferir este debate:

http://www.youtube.com/watch?v=7Sa7LXVccF0

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal: o anticristo 3

A cena real era a seguinte: Uma menina linda de aproximadamente 5 anos. No dia 25 de Dezembro envolta das pessoas que mais a amam. Os presentes iam se desembalando e para felicidade da pequena menina negra de cachos balançantes eis que surgem: uma máquina de lavar de brinquedo e uma caixa registradora da Disney...
Com requintes de rosa nos dois presentes, o invisível e implacável mercado transforma crianças em adoradoras do deus dinheiro e da escravidão do lar.
Que sistema é este que estimula a avareza e o machismo???

Natal: o anticristo 2

Que país cristão é esse que faz limpeza humana matando 142 moradores de rua em 2011?

Natal: o anticristo 1

As rádios e TVs veicularam com todas as forças de suas indefensáveis manipulações, que os Shopings ficariam abertos no sábado (dia 25/12, sim dia de Natal) até as 18 horas. E como se não bastasse, no Domingo abririam "apenas" (?) as praças de alimentação. Mas para os consumidores vorazes se tranquilizarem, na segunda-feira o funcionamento seria normal.
Muito cristão essa história de escravizar trabalhadores em nome do sacro santo consumo em detrimento desse tal de Jesus Cristo que poucos se lembraram...

Chico Baeta

Homenagem a militantes mortos

Para homenagear 14 militantes presos e executados pelo regime militar brasileiro (1964-1985), o grupo Tortura Nunca Mais inaugurou no último dia 11, no cemitério Ricardo de Albuquerque, na cidade do Rio de Janeiro, um memorial – o primeiro do país em homenagem a vítimas da Ditadura. Com a presença de integrantes de movimentos, famílias de vítimas e pessoas que lutaram contra o regime, os ativistas e suas lutas foram relembrados.
Os restos mortais dos 14 militantes foram encontrados em uma vala clandestina no cemitério Ri-cardo de Albuquerque junto com as ossadas de indigentes mortos durante a Ditadura. A descoberta deste material só foi possível pela iniciativa do grupo Tortura Nunca Mais com a ajuda de pesquisadores.
Em maio de 1991, o Grupo começou pesquisas no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro com apoio do então vice-governador do Estado Nilo Batista. Após pesquisas no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, na Santa Casa de Misericórdia e por meio de conversas com antigos coveiros, conseguiram a informação de que existia em Ricardo de Albuquerque uma vala clandestina que não constava em nenhum documento do cemitério.
Os 14 homenageados são: Almir Custódio de Lima, Getúlio D'Oliveira Cabral, José Bartolomeu Rodrigues de Souza, José Gomes Teixeira, José Raimundo da Costa, José Silton Pinheiro, Lourdes Maria Wanderly Pontes, Luis Guilhardini, Mário de Souza Prata, Merival Araújo, Ramires Maranhão do Vale, Ranúsia Alves Rodrigues, Vitorino Alves Moitinho e Wilton Ferreira.

Vergonhosa retirada ou um Novo Vietnam

Mais uma vez na história, repetindo o que ocorreu no Vietnam, o “glorioso” e “imbatível” exército estadunidense sai derrotado em uma guerra. Durante mais de 10 anos os EUA mantiveram um bloqueio total ao Iraque, enfraquecendo sua economia e desgastando suas forças. Durante todo esse tempo, bombardeou quase diariamente o território iraquiano. Foram dezenas de milhares de mortos durante os dez anos de ataques aéreos, prévios à invasão. Entre os sobreviventes da agressão, houve milhares de crianças, acometidas de leucemia pela radiação das munições com urânio empobrecido.
Quando iniciaram a invasão, em 2003, encontraram um exército debilitado e parte do território arrasado. Depois disso, a ocupação causou a morte de mais de 100 mil civis, 20 mil soldados iraquianos e 4.800 militares invasores (4.500 estadunidenses). Milhares e milhares de cidadãos iraquianos ficaram feridos, bem como soldados invasores, a maioria deles mutilados. As cidades foram arrasadas — mas se dividiram os poços de petróleo entre as empresas dos países que participaram da coligação militar invasora.

Vergonha no país da “liberdade”

A cidade de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, criou polêmica ao desenvolver um programa que dará uma passagem só de ida para que moradores de rua deixem o município. De acordo com a imprensa local, os moradores de rua serão enviados para seus familiares ou amigos, se estes estiverem dispostos a cuidar dos “beneficiados” pelo programa. Fort Lauderdale possui atualmente 165 mil habitantes e mais de duas mil pessoas morando nas ruas, de acordo com números divulgados pela imprensa local.

EUA: projeto para acabar com a liberdade na Internet

A denúncia está sendo feita por um ativista estadunidense, Aaron Swartz, conhecido por sua militância na Internet. Segundo ele, está sendo debatido um novo projeto de lei que permitiria ao governo bloquear qualquer página da Internet sob a acusação de “violar os direitos do autor”. A lei já recebeu o nome de SOPA ((Stop Online Piracy Act) e permitiria que os sites fossem fechados sem necessidade de julgamentos, processos ou mesmo comunicados oficiais aos seus donos. O ativista denuncia que o governo poderia fechar qualquer site, sem precisar comprovar a acusação.

Números para assustar

Muito interessante o artigo publicado no site “Information Clearing House” sob o título “50 cifras econômicas tão assustadoras que é difícil acreditar”. Vejamos alguns desses números citados na matéria:
1 – 48% de todos os estadunidenses são considerados de “baixa renda” ou vivem na pobreza;
2 – aproximadamente 57% de todas as crianças nos EUA vivem em lares que são considerados de “baixa renda” ou empobrecidos;
3 – desde 2007, a renda média das famílias estadunidenses diminuiu cerca de 6,8%, considerada a inflação;
4 – segundo pesquisa do instituto Gallup, feita em 2010, um em cada cinco estadunidenses com emprego se considera “subempregado”;
5 – um estudo recente demonstrou que um em cada três estadunidenses não poderia pagar sua hipoteca ou mesmo o aluguel se perder o emprego atual;
6 – a Receita Federal dos EUA divulgou números mostrando que o patrimônio líquido das famílias estadunidenses caiu 4,1% apenas no terceiro trimestre de 2011;
7 – calcula-se que o déficit comercial dos EUA, em 2011, ultrapassará 558 bilhões de dólares;
8 – os seis herdeiros do fundador das lojas Wal-Mart (Sam Walton) possuem um patrimônio líquido igual ao conjunto dos 30% mais pobres dos EUA;
9 – se Bill Gates entregasse cada centavo de usa fortuna ao governo dos EUA cobriria apenas o déficit orçamentário durante 16 dias!!!!!!
Para conhecer mais números: http://www.informationclearinghouse.info/article30013.htm

Acabou a “mamata”

O Senado argentino transformou em lei o projeto que declara de interesse público a produção, comer-cialização e distribuição de papel para a imprensa. Aprovada com 41 votos contra 26, a nova lei quer assegurar a democratização do processo produtivo da pasta de celulose de papel e o acesso a ela para qualquer meio de comunicação escrito do país, grande ou pequeno, em igualdade de condições. A nova legislação indica que a Papel Prensa, única fábrica de papel para jornais que existe na Argentina, deverá vender o produto para todos ao mesmo preço e garantir o acesso a todos os meios de comunicação impressos da Argentina. A lei é um triunfo do governo contra o monopólio comunicacional existente hoje na Argentina. Segundo o senador Aníbal Fernández, do total produzida pela empresa Papel Prensa, o Clarín e o La Nación utilizam 71% para atender suas necessidades e os 29% restantes se distribuem entre 168 outras publicações que pagavam até então um preço 15% maior pelo papel.

Bolívia dá um exemplo ao mundo!!!

Este é um caso inédito no planeta: a conhecida empresa McDonald’s está indo embora da Bolívia por “absoluto desinteresse da população”! Segundo nota oficial da própria McDonald’s, todos os esforços para inserir a cadeia de lojas no mercado boliviano foram infrutíferos. Depois de 14 anos no país, apesar das muitas campanhas promocionais, a famosa marca está indo embora da Bolívia que será o primeiro país da América Latina sem a conhecida McDonald’s.

Chávez manda recado para Obama: “deixe-nos em paz”

Em uma suposta entrevista de Obama, publicada no jornal “El Universal”, ele teria dito que “as relações da Venezuela com o Irã e com Cuba trazem poucos benefícios para o povo” e acusou a Venezuela de “restringir os direitos do povo, ameaçando os valores democráticos básicos”. Na tal entrevista, Obama ataca diretamente Chávez, dizendo que ele está preocupado em “reviver antigas batalhas ideológicas”. A resposta de Chávez foi direta: “Você agora está caçando votos e ataca a Venezuela. Não seja tão irresponsável! Deixe-nos em paz porque nós somos livres e nunca mais seremos colônia de ninguém. Deixe-nos em paz e vá buscar votos no seu país, atendendo ao seu povo. Isto é o que você deveria fazer.”

Fidel entra para o Guiness!

Segundo registra o Livro Guinness de Recordes, Fidel Castro é a pessoa que mais vezes sofreu tentativas de assassinato. O mesmo documento diz que a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) foi a principal promotora destes homicídios frustrados durante diversas administrações republicanas e democratas. O livro registra que o dirigente revolucionário foi alvo de 638 tentativas de assassinato. Os métodos planejados para matá-lo foram múltiplos, apesar de todos terem fracassado: desde franco-atiradores, explosivos colocados em seus sapatos, veneno injetado num charuto, até uma carga explosiva dentro de uma bola de beisebol (esporte favorito de Castro), entre outras variantes.