segunda-feira, 4 de junho de 2012

A ditadura militar e CIVIL de 1964


Muito dinheiro para manter a repressão. Algumas coisas que todos já sabiam, mas não havia como comprovar, começam a ser esclarecidas com a publicação do livro “Memórias da Guerra Suja”. O livro, baseado no depoimento do ex-delegado do Dops Cláudio Antônio Guerra aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, traz importantes denúncias.

Ele detalha, por exemplo, o envolvimento de empresários com a ditadura. Está tudo no livro: empresas como Gasbras, White Martins, Itapemirim, grupo Folha e o banco Sudameris financiavam a repressão. O dinheiro dos empresários jorrava para custear as operações clandestinas e premiar bandidos com bonificações generosas.

Em seu depoimento ele conta como uma Usina de açúcar do Rio de Janeiro emprestava seu forno para cremar cadáveres de presos políticos. Em outra parte ele confirma que o jornal “Folha da Tarde”, da família Frias (Folha de São Paulo), emprestava suas viaturas para camuflar operações policiais e transportar presos políticos.

Negada anistia ao covarde traidor.


 Por decisão unânime da Comissão de Anistia, José Anselmo dos Santos, constará nas páginas da história do Brasil como um agente infiltrado que contribuiu para a prisão, tortura e morte de mais de uma centena de militantes contrários à ditadura, entre eles sua companheira, a paraguaia Soledad Barret Viedma , grávida de sete meses de um filho dele. E não como um anistiado político, digno do perdão do Estado brasileiro e merecedor de reparação da ordem de R$ 100 mil, como ele requer, desde 2003.

A Comissão da Anistia negou provimento ao seu pleito, no mais emblemático julgamento já realizado nos seus dez anos de trabalho. Em parecer histórico, o relator do processo, o ex-ministro dos Direitos Humanos Nilmário Miranda, destacou que, conforme a Constituição de 1988, a anistia só pode ser concedida aos perseguidos pelo regime, categoria em que Anselmo não se enquadra, por se tratar delator confesso que contribuiu com a prisão de 100 a 200 companheiros, muitos deles assinados nos porões da ditadura. A matéria é de Najla Passos, em Carta Maior.

Cuba: Quem é mesmo uma ditadura?


Proibido ir a Cuba! A nova política da direita estadunidense é tentar, por todos os meios, impedir qualquer visita a Cuba. No dia 27 de abril deste ano, o jornal “The Miami Herald” anunciava o ataque terrorista ao escritório da Airline Brokers, em Coral Gables (Miami), uma das poucas agências especializadas em programas e pacotes turísticos para a Ilha.

Curiosamente, no dia 06 de maio a embaixada dos EUA em Madri impedia o jornalista colombiano Hernán Calvo de viajar a Cuba. Calvo reside em Paris e havia comprado uma passagem aérea para Cuba. Seu voo teria uma escala no aeroporto de Barajas (Madri), onde deveria trocar de avião. Mas foi informado pela empresa Air Europa que deveria aguardar uma pessoa que lhe entregaria o bilhete de embarque.

Acontece que a pessoa que foi encontrar com Hernán Calvo era um funcionário da Embaixada dos EUA em Madri que fez um interrogatório e depois disse que Calvo não poderia embarcar porque aquele avião sobrevoaria o território estadunidense. Um funcionário da Air Europa, interrogado, disse que a empresa foi forçada a mudar a rota do avião, passando sobre os EUA, para poder impedir os passageiros que iriam para Cuba.

Cuba é o país mais seguro da região! A afirmação foi feita nesta semana por Elías Carranza, diretor do “Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção de Delitos e Tratamento de Deliquentes”. Ele apresentou o relatório oficial da ONU durante o VI Encontro Internacional de Justiça e Direito e elogiou as conquistas cubanas também nos esportes, cultura, saúde e educação.

O tema da sua palestra no encontro foi “Criminalidade, Justiça Penal e Prisões na América Latina e Caribe” e ele apresentou dados sobre o sistema cubano, destacando que o país é diferente porque “não apresenta a grave situação de violência e criminalidade do restante do continente”. Ao final do discurso, ele destacou que a situação (criminalidade em alta) não é um fenômeno da região, mas um problema em escala mundial.

Na Bahia, brasileiros e cubanos pedem “liberdade para os cinco”. Aconteceu na cidade de Salvador a “XX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba”. O encontro contou com a presença de vários artistas e intelectuais brasileiros e cubanos e denunciou também o bloqueio econômico imposto pelos EUA.

O evento foi aberto na noite de quinta-feira (24) com um ato político e cultural, que contou com a apresentação do Balé Rosana Abubakir e com a intervenção do poeta Thiago de Mello, que emocionou o público. Ao final da sua fala, Thiago de Mello entregou ao embaixador cubano, Carlos Zamora, os direitos autorais de sua participação na Bienal do Livro do Amazonas, para que os recursos sejam utilizados na luta pela libertação dos cinco heróis cubanos presos nos EUA.

A Convenção terminará hoje (27) com uma caminhada pelas praias de Salvador e pedindo a libertação dos Cinco Heróis que estão presos nos EUA.

Em busca de mais fatos sobre a ditadura na Argentina.


 A Justiça argentina autorizou nesta segunda-feira (21) uma busca na residência do general reformado Jorge Eugenio O’Higgins. Ele é suspeito de participar do assassinato de Bernardo Alberte, outro militar e ex-secretário pessoal do ex-presidente Juan Domingo Perón, em 24 de março de 1976, dia do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no país (1976-1983).

Durante a busca, realizada por funcionários da Justiça e da Polícia Federal, foram apreendidos documentos que podem complicar a situação de O’Higgins, que na época do crime trabalhava como chefe da Inteligência do Exército, informou a advogada da família de Alberte, Elizabeth Gómez Alcorta.

Alberte dormia ao lado de sua mulher no prédio em que morava, no bairro da Recoleta. Poucos minutos depois do golpe ter sido estabelecido, um grupo de militares, transportados por um comboio de 14 veículos, invadiu seu apartamento arrombando a porta, aos gritos, afirmando que iriam matá-lo por vingança. Ele tentou resistir com seu revólver de uso pessoal, mas foi dominado pelo grupo e jogado do sexto andar do prédio, morrendo na hora.

O fantasma de Pinochet

Pouco mais de mil presos políticos da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990) que figuram como desaparecidos há mais de 20 anos tiveram seus nomes incluídos no registro eleitoral oficial este ano, segundo denúncia realizada na tarde desta terça-feira (22/05) pela AFDD (Associação das Famílias de Detidos e Desaparecidos).

A falcatrua foi descoberta quando Érika Hennings, ex-militante do MIR (Movimento de Esquerda Revolucionária) que foi presa no dia 30 de julho de 1974, encontrou o nome no seu marido, Alfonso Chanfreau, no cadatro eleitoral. Acontece que ele desapareceu na prisão e seu corpo nunca foi encontrado. Mas está na lista de eleitores!

Grécia: A saída está virando a primeira à esquerda!


Grécia: a esquerda que pode chegar ao poder. A Syriza, Coligação da Esquerda Radical da Grécia, surgiu em 2004 e resulta de um processo de diálogo iniciado em 2001. Participaram muitas correntes da esquerda grega, de inspiração socialista, eurocomunista, ecologista, maoísta e trotskista. Atualmente, a Coligação que tem chances de chegar ao poder na Grécia, é composta por doze organizações e muitas personalidades independentes, entre elas algumas figuras que se afastaram do PASOK (Partido Socialista) nos últimos anos.

A coligação disputou pela primeira vez uma eleição em 2004 e conseguiu passar a barreira dos 3% para eleger seis deputados. Em 2006 durante as eleições autárquicas, a Syriza lançou um jovem de 32 anos, Alexis Tsipras, líder estudantil nos anos 90. Ele alcançou uma votação expressiva e transformou a Coligaçào na terceira força política na capital grega.

A corrente majoritária na Syriza é o Synaspismos, uma antiga coligação entre comunistas que se transformou em partido. As outras organizações são a AKOA (Esquerda Comunista Ecológica e Renovadora); DEA (Esquerda Internacionalista dos Trabalhadores, próxima da tendência trotskista internacional IST, fundada por Tony Cliff); DKKI (Movimento Democrático Social, corrente que saiu do PASOK em 1995); KOE (Organização Comunista da Grécia, de inspiração maoísta, integrou a Syriza em 2007); Kokkino (Vermelho, corrente de inspiração trotskista); Ecosocialistas da Grécia; Cidadãos Ativos (corrente fundada pelo herói da Resistência Manolis Glezos); KEDA (Movimento pela Esquerda Unida na Ação, cisão do PC grego em 2000); Rizospastes (Radicais, cisão dos Cidadãos Ativos, sublinham o patriotismo no discurso); Omada Roza (Grupo Rosa, esquerda radical); e APO (Grupo Político Anticapitalista, corrente de inspiração trotskista).

O programa do Syriza. Em documento divulgado no início da semana passada, a coligação de esquerda grega (Syriza) apresenta seu programa eleitoral. Redigido de forma simples, o programa tem 40 pontos. Vamos ver alguns: 1) realizar uma auditoria da dívida pública, renegociar e suspender os pagamentos até que a economia tenha se recuperado; 2) mudar a Lei Eleitoral para que a representação parlamentar seja verdadeiramente proporcional; 3) adotar um imposto sobre transações financeiras e sobre produtos de luxo; 4) abolir os privilégios fiscais da igreja e dos armadores (donos de estaleiros); 5) acabar com o segredo bancário e a evasão de capitais; 6) cortar os gastos militares; 7) devolver ao salário mínimo o seu valor antes dos cortes exigidos pelo Banco Central Europeu (751 euros brutos mensais); 8) nacionalizar os bancos; 9) nacionalizar os hospitais privatizados e eliminar toda a participação particular no sistema de saúde; 10) retirar as tropas gregas do Afeganistão; 11) romper os acordos militares com Israel e 12) fechar as bases militares estrangeiras na Grécia.

Europa


Inglaterra vai enviar submarino nuclear às Malvinas. O governo britânico pretende enviar um submarino nucelar, munido por um arsenal de grande potência, ao litoral das Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. A informação foi publicada na edição de domingo (20) do jornal britânico “The Sun”. O submarino HMS Talent, chamado pelos militares britânicos de “caçador assassino”, é equipado por mísseis Tomahawk e torpedos Spearfish, e chegaria à América do Sul no dia 14 de junho, data que marca o aniversário de 30 anos da vitória britânica na Guerra das Malvinas sobre a Argentina. Atualmente, a embarcação se encontra no porto de Simon's Town, próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul.

O HMS Talent tem 84,5 metros de comprimento, pesa cerca de cinco mil toneladas, pode alcançar uma velocidade de 60 km/h e submerge até uma profundidade de 305 metros. Seus mísseis têm um alcance de até 60 quilômetros. Segundo o jornal, o mesmo modelo de submarino foi utilizado por tropas britânicas para ajudar os rebeldes na Líbia durante a guerra civil que derrubou o líder Muamar Kadafi.

França pretende reduzir idade mínima para aposentaria. Ao contrário do que vem acontecendo na Europa, o primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, anunciou nesta quarta-feira (23) que o governo deverá promover uma reforma da Previdência, que acabará reduzindo a idade mínima da aposentadoria para os 60 anos de idade. Atualmente, os trabalhadores franceses só podem se aposentar a partir dos 62 anos, desde que tenham contribuído com a Previdência por, no mínimo, 41 anos.

Para isso eles arrumam dinheiro! O governo espanhol havia “estatizado” um banco (Bankia) para salvá-lo da falência. Isto custou aos cofres públicos a bagatela de 4,465 bilhões de euros, mas agora sabemos que não é o pior.

Menos de quinze dias depois de “estatizado”, o Bankia “pediu um empréstimo de 19 bilhões de euros ao governo”. O anúncio foi feito na sexta-feira (25). Com isto, o gasto do governo para salvar o banco em dificuldades sobe para 23,465 bilhões de euros. De acordo com a direção do Bankia, os 19 bilhões de euros serão utilizados para cumprir os requerimentos de provisões e de capital exigidos pelas duas reformas financeiras aprovadas pelo governo espanhol. Mas, enquanto isto, a taxa de desemprego na Espanha já passa de 25%!

Israel


Covardia e impunidade! Uma sequência de três vídeos divulgados pela organização não governamental israelense B’Tselem mostrou de forma clara como a existência de assentamentos nos territórios ocupados da Cisjordânia é destrutiva para o processo de paz entre Israel e os palestinos.

Os vídeos foram gravados no sábado (19) e mostram um confronto entre israelenses do assentamento de Yitzhar e palestinos da vila vizinha de Asira al-Qibliya. É possível ver nas imagens gente dos dois lados atirando pedras contra os rivais, num confronto, aparentemente, em igualdade de condições. Em determinado momento, no entanto, as coisas mudam. Entre os assentados, há pelo menos três portanto armas automáticas. Dois estão com fuzis (provavelmente do tipo M4), um com uma pistola automática; os três atiram contra os palestinos enquanto são observados por homens fardados, aparentemente soldados israelenses. Momentos depois, um rapaz palestino (que antes jogava pedras contra os israelenses) é carregado com um ferimento na cabeça e muito sangue escorrendo em seu rosto e pescoço. (O vídeo pode ser visto no site de Carta Capital)

“Rumo a Gaza 2012”. A Flotilha da Liberdade vai, novamente, tentar levar alimentos e ajuda humanitária para Gaza. Nas duas versões anteriores os navios foram impedidos de chegar ao destino e interceptados por barcos militares de Israel. Mas os organizadores do movimento mudaram a tática, diante da repressão de Israel e do silêncio conivente dos outros países.

Por um lado, um grande veleiro (o Estelle) navegará a partir dos países nórdicos e percorrerá vários países europeus para denunciar os atos de Israel e reivindicar o legítimo direito de navegar livremente em águas internacionais. O Estelle sairá de um porto no Mar Báltico, atravessará o Mar do Norte, navegará pelo Atlântico até entrar no Mediterrâneo e se dirigir para Gaza.

Por outro lado, na Faixa de Gaza os palestinos estarão construindo, com a ajuda de voluntários internacionais, um segundo barco que recebeu o nome de “Arca de Gaza”. Ele partirá de um porto palestino e navegará para fora, furando o bloqueio dos navios de Israel que impedem até os pescadores palestinos de navegarem pelo Mediterrâneo.

EUA: Democracia, aborto e fascismo.


É muito dinheiro para eleger um presidente! Mitt Romney, o mais que provável rival republicano de Barack Obama nas eleições de novembro, conseguiu em abril situar-se à altura do presidente em fundos arrecadados, segundo dados de ambas campanhas publicados nesta segunda-feira (21/05). Ele já teria conseguido arrecadar, para sua campanha, 40,1 milhões de dólares, ligeiramente abaixo dos 43,6 milhões de dólares arrecadados por Obama.

A campanha de Romney conta com 61,4 milhões de dólares em dinheiro, mas, segundo o jornal Politico, se forem somados os fundos dos Super PAC favoráveis a ele, essa quantia dispararia até 402 milhões de dólares. Obama leva vantagem no dinheiro disponível diretamente em nome de sua campanha com 147 milhões de dólares. Porém, quando se soma o apoio de seu único Super PAC, o atual presidente fica atrás de Romney com 304 milhões de dólares.

O baile de números para pagar anúncios, publicidade exterior e eventos de campanha poderia chegar, à medida que se aproxima a data das eleições, aos 800 milhões para Romney e 750 milhões de dólares para Obama. Ou seja, mais de 1,5 bilhões de dólares gastos em campanhas eleitorais!

Em Chicago, gigantesca manifestação contra a OTAN. Milhares de pessoas participaram no domingo (20) de uma passeata pelas ruas de Chicago em protesto contra o encontro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e exigindo a dissolução da entidade. Membros do movimento Occupy Wall Street encabeçaram a manifestação que começou com uma concentração no Grant Park, perto do lago Michigan.

O encontro de cúpula da OTAN foi marcado principalmente para discutir o atual impasse na ocupação do Afeganistão e as dificuldades que os soldados “aliados” estão encontrando na região. Barack Obama, discursando no encontro com os militares, disse que é necessário manter as tropas da OTAN naquele país porque existe uma clara ameaça da China comunista. A matéria foi divulgada pela agência EFE.

Durante os protestos, um grupo de soldados veteranos da guerra do Iraque repudiou a guerra atual e, em gesto inédito, os ex-combatentes retiraram suas condecorações e jogaram na rua, diante do prédio onde acontecia o encontro.

É assim que eles pensam. O deputado estadunidense Steve King, que já chegou a defender que as fronteiras dos EUA com o México fossem reforçadas por cercas elétricas, voltou a causar polêmica em mais um discurso no qual atacou a imigração. Congressista do Partido Republicano pelo Estado de Iowa, King disse nesta segunda-feira (21), em Des Moines, durante um evento de sua campanha para reeleição na Câmara, que os EUA devem escolher os imigrantes que entram no país, “como se escolhe um cão de caça em uma matilha, na qual devemos escolher os melhores segundo as necessidades da ocasião”. Mas não é a primeira vez que King comparou imigrantes a animais. Ao defender o cerco elétrico na fronteira, King justificou sua proposta dizendo que “fazemos isso com o gado o tempo todo”.

A “liberdade” deles é só propaganda nos filmes. Que estranho país é aquele “gigante do norte”! Falam tanto em “liberdade”, exigem que os outros países sigam suas regras, mas não respeitam a opinião dos seus próprios cidadãos.

A empresa aérea American Airlines impediu que uma mulher entrasse no avião com uma camiseta onde defendia a prática do aborto. Ela foi convidada a sair da fila e trocasse de camisa, mas perdeu o seu voo e precisou ficar no aeroporto para fazer outra conexão. O nome da mulher não foi divulgado, mas o jornal estadunidense “Democracy Now” denunciou e está recolhendo assinaturas para que a empresa de desculpe oficialmente. Mais de 4.000 pessoas já assinaram!