segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Para as gerações futuras lembrarem.


 O governo argentino aprovou um projeto de “memória, verdade e justiça” para tornar visíveis as atrocidades cometidas durante a ditadura militar no país. São 26 lugares vinculados com o terrorismo de Estado, 24 dos quais foram centros clandestinos de detenção, que passam a ser “centros de memória” para as gerações futuras.
A idéia é esta: “nunca mais”! Os centros clandestinos de detenção, aquelas instalações secretas empregadas pelas forças armadas e pelos órgãos policiais para torturar e matar pessoas que se levantavam contra a ditadura militar argentina, passam a ser a prova das práticas aberrantes de extermínio. Os 26 lugares vinculados com o terrorismo de Estado são sinalizados com placas ou com três pilares de cimento de 7 metros de altura unidos por uma viga horizontal que tem gravado o texto: “Aqui funcionou o centro clandestino de detenção conhecido como (...) durante a ditadura militar que assaltou os poderes do Estado entre 24 de março de 1976 e 10 de dezembro de 1983”.
Viva a Argentina!

Ernesto Germano

Obama reafirma o “Destino Manifesto”.


 A ideologia do “Destino Manifesto” foi criada no início da década de 1840 pelo diplomata e jornalista John Louis O’Sullivan. Ele dizia que era o “destino” dos EUA se espalhar pelo mundo. Em 1855 um jornal de New Orleans publicava matéria dizendo que “A pura raça anglo-americana está destinada a estender-se por todo o mundo com a força de um tufão. A raça hispano-mourisca será abatida.” Em 1857, em seu discurso de posse, o presidente James Buchanan disse: “A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (...) e nada pode detê-la”.
Nesta semana, ao aprovar o novo orçamento militar dos EUA, Obama reafirmou a ideologia do “Destino Manifesto”. Ele disse que estava reduzindo os gastos com tropas, mas que os EUA manteriam sua hegemonia no mundo através de novos investimentos em tecnologia militar. Ou seja, menos soldados e mais computadores que possam garantir o poder. Vão investir nos chamados “comandos especiais”, tropas treinadas para ações específicas. Obama garante que vão continuar dominando o planeta.

Fidel e o próximo presidente estadunidense.

 Fidel Castro continua sendo uma pessoa muito bem informada e com uma visão inconfundível da conjuntura internacional. Em um dos seus mais recentes artigos , publicado em vários sítios da internet, ele avalia o processo eleitoral nos EUA e também os avanças tecnológicos alcançados recentemente.
Ele avalia as mais recentes descobertas no mundo da informática, incluindo os cabos óticos, e chega a uma importante conclusão. Diante do atual fracasso da Casa Branca para resolver os problemas da população estadunidense, o melhor presidente para os EUA seria um robô. Ele diz que só um robô, tomando conta da Casa Branca, seria capaz de impedir a derrocada final da humanidade. Portanto, votem no robô, para presidente dos EUA.

Ernesto Germano

Barbárie!


 É tudo o que se pode dizer da imagem divulgada pela internet onde soldados estadunidenses aparecem urinando sobre cadáveres de talibãs. As imagens mostram mariners brancos, jovens e alegres urinando sobre os corpos.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MDWB63A9hN8&oref=http%3A%2F%2Fcartamaior.com.br%2Ftemplates%2FpostMostrar.cfm%3Fblog_id%3D6%26post_id%3D863&has_verified=1


Em artigo publicado na sexta-feira (13), sobre as imagens de soldados americanos urinando sobre cadáveres, Fidel escreveu em sua coluna diária “Reflexões”: “Sente-se pena por aqueles soldados, separados de seus familiares e amigos, a milhares de quilômetros de sua própria pátria, enviados a lutar em países que sequer talvez ouviram falar na escola, onde são mandados a matar ou morrer para enriquecer a empresas transnacionais, fabricantes de armas e políticos inescrupulosos”. 

10 anos de Guantánamo.


 O “aniversário” foi na última quarta-feira (11). A prisão estadunidense de Guantánamo, no sudeste de Cuba, completou uma década de funcionamento e sem qualquer previsão para o encerramento de suas atividades. O local foi inicialmente aberto para receber acusados por terrorismo, poucos meses após os atentados de 11 de Setembro de 2001. Os primeiros 20 presos, detidos no Afeganistão, chegaram à base militar exatamente em 11 de janeiro de 2002. Atualmente tem 171 prisioneiros. Em 2009, logo após assumir a Presidência, Obama afirmou que fecharia a prisão em, no máximo, um ano. Apesar disso, a prisão continua em atividade e é alvo de fortes críticas de organismos internacionais que lutam pelos direitos humanos.

Ernesto Germano

Cientista iraniano é assassinado.


 O cientista nuclear iraniano Mustafá Ahmadi Roshan, de 32 anos, morreu nesta terça-feira (11) após uma bomba explodir em seu carro, dentro de uma universidade em Teerã. Outros dois passageiros que estavam no veículo ficaram feridos na explosão e estão hospitalizados. Autoridades iranianas culpam o Mossad, serviço secreto israelense, pela organização do atentado, com auxílio dos Estados Unidos. Roshan, que se formou no ano de 2002 em Engenharia Química na Universidade de Sharif, a mais importante entre a comunidade científica do país, ocupava o cargo de subdiretor do departamento comercial da usina de Natanz, a maior do Irã, localizada na província de Isfahan, segundo a agência Fars.
Este é o quarto ataque a cientistas iranianos em circunstâncias similares – explosão de bomba em carros – desde 2010. Pelo menos dois dos mortos trabalhavam também em atividades nucleares. Um dos ataques ocorreu exatamente há dois anos, em 11 de janeiro de 2010, matando o cientista Masoud Ali Mohammdi.

Ernesto Germano

Só nossa imprensa acredita nisto.


 Toda esta história de que o Irã vai fabricar armas nucleares é uma grande mentira para justificar mais uma guerra pelo petróleo. Nem os militares estadunidenses acreditam na balela inventada por Obama! O secretário de Defesa dos EUA, León Panetta, declarou em uma entrevista na rede CBS News que o Irã não tem condições de desenvolver uma bomba nuclear e que apenas tenta se apresentar como um “possível país com potencial nuclear”. Mas a grande imprensa, sempre a serviço do que Washington manda, continua afirmando que o Irã está se preparando para enriquecer o urânio e fabricar armas nucleares. Acredite quem quiser...

Ernesto Germano

Israel amplia assentamentos na Palestina.


 Uma pesquisa da ONG Peace Now sobre a política de assentamentos do premiê Benjamin Netanyahu revelou que Israel estabeleceu em 2011 pelo menos 1.850 novas moradias em território palestino ocupado. Esse número representa um aumento de 20% no número de construções com relação ao ano de 2010. Em 2011, pelo menos 3,5 mil moradias estavam em construção nos assentamentos e 35% dos novos imóveis eram erguidos em colônias isoladas ao leste da barreira de separação da Cisjordânia. 

Inglaterra volta a advertir sobre Malvinas.


 O secretário de Exterior britânico, William Hague, advertiu na terça-feira (10) as nações da América do Sul que estão apoiando a Argentina e fecham seus portos para navios com a bandeira das Malvinas. Ele disse que a proibição é ilegal. Hague chegou a anunciar um acordo com o Brasil, o Chile e o Uruguai que passariam a permitir a entrada dos navios.
Mercosul ratifica posição contra navios com bandeiras das Malvinas. Os países do Mercosul ratificaram na quarta-feira (11) a decisão de não permitir a entrada de navios com bandeira das Malvinas em seus portos. Através de comunicado oficial, os países (incluindo Brasil, Chile e Uruguai) reafirmaram a posição anterior. A posse das Malvinas, um arquipélago a 400 milhas náuticas das costas argentinas, está em disputa desde 1833, quando a Inglaterra ocupou as ilhas.

PS.: Não dá para falar neste tema e não lembrar de Maradona. O grande craque mundial, sempre muito politizado, assim como a maioria do time argentino e de sua população, carregava o ódio contra os ingleses por conta da guerra nas Malvinas contra a Inglaterra. E quis o destino que Argentina e Inglaterra fizessem a mais emocionante partida daquela Copa do Mundo de 1986. Maradona fez dois golaços: Um com a mão. Ele subiu para disputar a bola com o goleiro e com um leve toque, sútil, quase imperceptível, colocou-a para dentro. No dia seguinte os jornais argentinos estamparam o responsável por aquela façanha: "Fue la mano de dios". Mas, para não deixar dúvidas e nem ingleses falando no dia seguinte que os argentinos só ganham roubando... Dieguito fez o mais antológico gol de todas as Copas. Partiu do campo de sua defesa, driblou todos os ingleses e a Rainha Elizabeth e enterrou-os como se devolvesse a derrota nas Malvinas.
O atalho abaixo mostra esse gol e uma narração espetacular de um locutor uruguaio. Vale a pena!



Ernesto Germano e Chico Baeta

Extrema direita avança na França.


 A mais recente pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial francesa foi divulgada nesta sexta-feira (13) e mostra um significativo avanço da candidata do Fronte Nacional, a ultradireitista Marine Le Pen. De acordo com os dados do instituto Ifop, o candidato François Hollande, do Partido Socialista (centro-esquerda), permanece à frente com a preferência de 27% dos entrevistados. O atual presidente Nicolas Sarkozy, da conservadora UMP (União por um Movimento Popular) segue em segundo lugar, com 23,5%. Entretanto, Marine, filha do histórico líder do FN Jean Marie Le Pen, está apenas dois pontos percentuais abaixo do impopular chefe de Estado.

A verdade sobre o “milagre” alemão.


 Na última semana fomos surpreendidos por uma “boa” notícia sobre a economia alemã: os jornais anunciaram, com muita festa, que o índice de desemprego havia caído em 2011 e que foram criados mais 535 mil postos de trabalho no país. Com estes dados, muitos analistas tentaram anunciar o “fim da crise” e colocaram a política econômica de Angela Merkel em um pedestal!
Mas a professora de economia Julia Evelyn Martínez, da Universidade de El Salvador e estudiosa da economia alemã, acaba de desmascarar a farsa. O tal “milagre” alemão é provocado por uma nova relação de emprego criada pelos neoliberais e que ganhou o nome de “Mini Jobs” (“Pequenos empregos”).
Como funciona? Os “Mini Jobs” são empregos com contratos temporários, com salário máximo de 400 euros mensais e com redução nos demais direitos trabalhistas históricos. Segundo levantamento da professora, 7,3 milhões de pessoas (25% da população economicamente ativa do país) vive dos “Mini Jobs”, com salário médio de 230 euros mensais! Isto explica o aumento da pobreza na Alemanha.

Ernesto Germano

Plataformas de petróleo de Cuba são alvos para terroristas


 Um comunicado oficial do Escritório de Vigilância e Controle de Segurança e Meio Ambiente dos EUA assegurou que “as plataformas de petróleo cubanas cumprem todas as exigências internacionais e não apresentam riscos”. As plataformas são de fabricação chinesa e se tornaram alvo dos discursos da extrema-direita estadunidense, principalmente da histérica anti-cubana Ileana Ros-Lehtinen que não se cansa de fazer discursos contra Cuba. O problema é que as plataformas podem se tornar alvo de sabotagens dos comandos terroristas treinados pela CIA para minar a economia cubana. 

Mais um torturador condenado. Viva o Chile!


 A Corte de Apelações de Santiago condenou a 10 anos e um dia de prisão a Manuel Contreras (Mamo), o sinistro ex-chefe da dissolvida Direção de Inteligência Nacional (DINA) – a sangrenta polícia secreta de Pinochet – pelos sequestros qualificados dos ex-integrantes do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), José Jara Castro e Alfonso Díaz Briones, ocorridos em setembro de 1974, em plena ditadura chilena. Segundo a investigação policial, os dois membros do MIR foram detidos e logo transportados para o centro de detenção e torturas José Domingos Cañas, onde teriam sofrido fortes violências físicas e psicológicas. Dias mais tarde, os dois desapareceram.
Manuel Contreras (1929), conhecido pelo apelido de Mamo, é um ex-general do Exército do Chile. Entre 1973 e 1977, dirigiu a DINA. Neste cargo, comandou uma série de repressões que incluíram tortura, sequestro e assassinato de opositores da ditadura. Por tudo isso, foi condenado a prisão, onde se encontra atualmente cumprindo condenação por crimes contra a humanidade. Em julho de 2010, declarou publicamente que se sentia orgulhoso de seu trabalho na DINA. Os arquivos desclassificados da CIA assinalam que Contreras foi convidado em 1975 ao quartel general da CIA em Langley, Virginia, por 15 dias. Depois dessa visita, Contreras aparece como um dos “criadores” da Operação Condor – o plano de coordenação e extermínio de militantes de esquerda, implementado pelos líderes das ditaduras sul-americanas – Chile, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia -, com o apoio da CIA.

Camila Vallejo: “Nós podemos mudar o mundo”!


 A líder estudantil chilena Camila Vallejo convoca o movimento social “a sair da marginalidade” e disse que “não basta fazer sugestões para que outros as coloquem em andamento”. Camila Vallejo, estudante de Geografia, foi uma das grandes líderes das mobilizações dos estudantes e professores que eclodiram há sete meses no Chile. Ela lançou no domingo (08/01) o livro “Nós podemos mudar o mundo”. A publicação traz uma série de palestras, discursos e entrevistas que Vallejo concedeu, após se tornar o rosto e símbolo do movimento estudantil em 2011.
Ela disse estar preocupada, pois diversos setores da sociedade delegam aos jovens e aos estudantes a responsabilidade para fazer mudanças. “Nós sozinhos não vamos fazer as mudanças. Os jovens não têm as ferramentas, é preciso que essa luta seja transversal, com organizações, políticos, sociais, sindicais, mas também entre as gerações”, disse.

Vale: A pior empresa do mundo.


Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale, pode ser considerada nesta semana como a pior empresa do mundo! Entre a Serra de Carajás, no sul paraense ao porto de Itaqui em São Luis, no Maranhão, a empresa foi denunciada por provocar devastação ambiental, trabalho escravo na cadeia de produção do aço, exploração sexual infantil, além da invasão de terras indígenas, quilombolas e camponesas. Três entidades internacionais (Rede Justiça nos Trilhos, International Rivers e Amazon Watch) sãos as responsáveis pela indicação da empresa ao prêmio Public Eye Award (Olho do Público) organizado pelas ONGs Declaração de Berna e Greenpeace. Conhecido como o “Oscar da Vergonha” o prêmio seleciona anualmente empresas com o pior comportamento social e ecológico. Esse ano a Vale concorre com a Sansung, Barclays, Freeport, Syngenta e Tepco. Independente do resultado, a empresa estará entre as cinco mais nefastas do mundo.

Ernesto Germano

Isto a Veja não publicou!


Ana Maria Baeta Valadares Gontijo fez sete doações, entre agosto e novembro de 2010, à direção nacional do PSDB. Total doado: R$ 8,250 milhões! Foi a maior contribuição de uma pessoa física naquela campanha, sendo que a última, de R$ 350 mil, foi informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com data de 26 de novembro, quando a eleição já tinha terminado. Mas, quem é Ana Maria Baeta Valadares Gontijo?
Trata-se de uma “socialite” brasiliense cujo marido foi flagrado em vídeo pagando propina num esquema que derrubaria um governador do Distrito Federal. José Roberto Arruda, que era do DEM, perdeu o cargo depois de um auxiliar, Durval Barbosa, ter passado à imprensa gravações em áudio e vídeo que mostravam políticos recebendo e empresários entregando dinheiro. Um desses empresários era José Roberto Gontijo, sócio de empreiteiras que fazem negócios em Brasília.

Ernesto Germano