segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A verdade sobre o “milagre” alemão.


 Na última semana fomos surpreendidos por uma “boa” notícia sobre a economia alemã: os jornais anunciaram, com muita festa, que o índice de desemprego havia caído em 2011 e que foram criados mais 535 mil postos de trabalho no país. Com estes dados, muitos analistas tentaram anunciar o “fim da crise” e colocaram a política econômica de Angela Merkel em um pedestal!
Mas a professora de economia Julia Evelyn Martínez, da Universidade de El Salvador e estudiosa da economia alemã, acaba de desmascarar a farsa. O tal “milagre” alemão é provocado por uma nova relação de emprego criada pelos neoliberais e que ganhou o nome de “Mini Jobs” (“Pequenos empregos”).
Como funciona? Os “Mini Jobs” são empregos com contratos temporários, com salário máximo de 400 euros mensais e com redução nos demais direitos trabalhistas históricos. Segundo levantamento da professora, 7,3 milhões de pessoas (25% da população economicamente ativa do país) vive dos “Mini Jobs”, com salário médio de 230 euros mensais! Isto explica o aumento da pobreza na Alemanha.

Ernesto Germano

Nenhum comentário: