sábado, 28 de junho de 2008

Eu, 1996 e 2008. Esclarecimentos sobre a pesquisa realizada "Diários de Campo"

Os diários de campo publicados abaixo, foram frutos de uma pesquisa que fiz, junto com a equipe da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - em 1996 quando lá trabalhei na condição de pesquisador.
Naquela época, nos havia sido encomendado um trabalho que visava saber, pela ótica do usuário/paciente, qual o impacto do serviço público de saúde, se positivo ou se negativo para ele que, afinal de contas seria o maior beneficiado ou maior vítima das políticas públicas nesta área.
A observação no campo contou com uma equipe multidisciplinar, e a "observação participativa" foi o método que utilizamos. Varremos dois hospitais municipais: O Salgado Filho no Méier, portanto zona norte da cidade e o Miguel Couto na Gávea, zona sul.
Cobrimos todos os turnos - manhã, tarde, noite e madrugada - nos sete dias semanais, por vários meses. Atentos a tudo, tentávamos entrevistar pacientes desde que estivessem em mínimas condição de falar, além é claro, de todos os profissionais envolvidos na área de saúde.
O resultado pode ser conferido no formato dos "diários de campo" que foram publicados neste blog e as conclusões pertencem ao leitor. Mas lembre-se: Naquele ano de 1996 o prefeito era o mesmo César Maia de hoje, que tenta uma "reeleição" sob o nome de Solange Amaral, fiel escudeira do Imperador do Piranhão.
Na época deste trabalho o condidato de César Maia era o hoje seu desafeto Luiz Paulo Conde e a encomenda feita á Fiocruz visava dar números otimistas para alavancar a candidatura do fraquíssimo candidato, que para engrossar mais um triste capítulo da história recente do Rio de janeiro, fora eleito.
O discurso acadêmico burocrático e as teias que ligavam a Fiocruz à Prefeitura na época não permitiram que fosse publicado esses relatos que hoje exponho aqui no Vozes da América. Portanto, considero inéditas as publicações abaixo. Boa leitura!

Diário de campo - Um mergulho no dia-a-dia dos hospitais públicos do Rio de Janeiro - ÚLTIMA PARTE

Rio de Janeiro, 26 de junho de 1996.
Diário de Campo VI.
Observação de Campo no Hospital Municipal Salgado Filho, em 22/06/96.
Horário: entre 22h e 00 horas
Especificidade do dia: UPT, Pediatria, Radiologia e PS.


Assim que chegamos, eu e Marcelo nos dirigimos para a entrada da Emergência, onde procuramos as acadêmicas de medicina ligadas ao projeto. Nos forneceram uma informação, para mim estarrecedora: não havia ortopedista nem pediatra na Emergência. Os pacientes que chegam com traumas, tiram Rx aqui e vão procurar Ortopedista no Carlos Chagas. É incrível conceber um hospital do porte do Salgado Filho, um dos poucos hospitais que “funcionam” no Estado, cujos casos de traumas são uma constante, não terem ortopedistas. E o pior, na visita que fizemos à Radiologia a Dra. Mônica nos confirmou que há mais de um mês, nos plantões de sábado de madrugada, o HMSF não conta com um Ortopedista. E por incrível que pareça tem mais! A mesma médica confirmou que o hospital chegou a ficar aproximadamente 1 ano sem Ortopedista aos sábados entre 95/96. Nenhuma mente por mais esforço de abstração que faça, consegue conceber algo tão surreal para um hospital como este, logo num sábado.
Após o contato inicial com as acadêmicas, fomos à UPT, onde contabilizamos 7 leitos e duas macas dividindo um espaço que sabemos, cabe desde politraumatizados até a mais virulenta doença. Destes 9 casos, dois eram de Coma total e outros dois, eram de suicídio, fato relativamente “comum” naquele hospital e inteiramente intrigante uma vez visto a raridade de repetições no Miguel Couto de casos assim.
A Internação de Pediatria estava tranqüila, apenas um caso de trauma por queda, do menino Argônio de 11 anos. Porém a auxiliar de enfermagem que nem tempo tivemos de perguntar seu nome, nos disse que “há dias, quando está muito cheio, chega a ficar duas crianças por leito”. E de pronto fomos interrompidos por uma emergência chegada às pressas: um recém nascido sufocado aos braços de um médico, buscando respirador.
Fomos então à Radiologia: a equipe - Dra. Monica (radiologista), Hildebrando e Amélia (técnicos) e Luis Carlos (Câmara escura) - estava reunida pelo baixo movimento naquele início de madrugada. A Dra. Monica, como já mencionei anteriormente, após dizer não ter Ortopedistas aos sábados... foi interrompida pelo Luis Carlos: “Se vier um caso muito grave, será atendido aqui. Caso contrário, não.” Indagamos sobre como o paciente buscaria outro atendimento, se era encaminhado ou se iria por conta própria. Quando a Técnica Amélia revelou conhecer um expediente que os bombeiros utilizam: “Eles ligam para cá a cada troca de plantão para saber sobre as equipes, quais estão completas ou quais estão deficientes. Acho que devem ligar para os demais hospitais também”.
Enfim, engolimos algumas tragadas de saliva, e nos dirigimos ao PS. Como sempre, cheio, insalubre, desleixado e com poucos profissionais de saúde. No “setor” masculino os 12 leitos cheios, e no feminino 15, entre leitos e macas esparsas. Presenciamos uma senhora que sofrera um acidente junino com fogos de artifício. Chegamos ao PS quase ao mesmo tempo que ela, que acompanhada de seu cunhado padeceu em espera, por não constar no Hall dos mais necessitados. É claro que entendo as regras de sobrevivência de um campo de batalha como aquele, onde um paciente politraumatizado por exemplo, tem com justiça prioridades em relação a um aparentemente simples caso com os fogos juninos. Mas convenhamos, a maior dor é aquela que se sente, independente da gravidade. E melhor não seria se ao menos houvesse médicos suficientes? Após algum tempo de espera, a médica responsável dispensou-os, aconselhando procurar o serviço do Hospital do Andaraí, onde muito provavelmente passariam pelos mesmos processos de espera, descaso... e como se não bastasse, outra micro relação os surpreendeu à saída: o maqueiro com uma má vontade expressa, foi puxando a cadeira de rodas que se encontrava a senhora para levá-la até a saída. O cunhado entrou então num bate-boca não permitindo que a cadeira de rodas fosse levada pelo maqueiro, se encarregando ele mesmo de fazê-lo. Naquele caldeirão não é difícil interpretar as diversidades de relações existentes, em que consistem, como se apresentam, o papel dos atores, etc. O difícil, é supor normal dada a atual crise na saúde brasileira.

Diário de campo - Um mergulho no dia-a-dia dos hospitais públicos do Rio de Janeiro - PARTE 6

Rio de Janeiro, 17 de junho de 1996.
Diário de Campo V.
Observação de Campo no Hospital Municipal Salgado Filho, em 17/06/96.
Horário: entre 14h e 16 horas.
Especificidades do dia: Radiologia e PS.


Esse é um daqueles dias que podemos chamar de relativamente improdutivos. Isto por que era agoniante ver o hospital com um sem número de casos diferentes e não poder tirar proveito pelo excessivo número de gente circulante. A impressão que me perseguiu nas duas horas que por lá fiquei foi, a de atrapalhar.
Assim que cheguei, o profissional de Segurança Darciney, meu mais novo “colega”, veio me cumprimentar dizendo o quão horrível estava o hospital naquele dia. Me apontou duas macas postas no corredor por não haver espaço no PS e na UPT. O corredor estava intransitável. Me dirigi à porta de saída que se encontrava fechada por força da necessidade, onde estavam as macas “excessivas”, para conversar com o acompanhante do paciente. Reynaldo Fernandes, 18 anos, fora atropelado no méier. Teve os primeiros atendimentos mas agonizava de dor com fraturas múltiplas, escoriações e provavelmente outras lesões invisíveis ao leigo. Fico imaginando que se ali, estavam os casos mais contornáveis, como não estaria o PS hoje.
De fato, o PS e a UPT estavam abarrotados, sem a menor condição de transitar. Cheguei a pegar o acadêmico Alexandre, do PS, o mesmo que junto com Marcelo e Sueli travamos contato no dia 10/06, e que insiste em perguntar para os acadêmicos do projeto se somos X9 do César Maia, saindo do PS pois acabava seu plantão. Me deu um panorama geral do serviço naquele dia aconselhando não entrar nem no PS nem na UPT pelo inchaço que se encontravam.
Resolvi ir então, à Radiologia verificar os equipamentos e travar novos contatos. Tudo estava funcionando, inclusive a Tomografia Computadorizada que ontem quebrara. A Dra. Marise plantonista da radiologia, disse ser este o pior dia por ser segunda-feira. Disse a ela ter conversado com três pacientes antes de contacta-la, na espera de radiografia, que haviam chegado lá por volta das 10h e 30m e somente entraram para atendimento às 14h e 30m. Mas, também vi neste tempo que a aguardava, uma equipe ininterruptamente trabalhando. Me respondeu atribuindo “inchaço”, dizendo que nada mais poderia ser feito a não ser trabalhar sem parar de 8h às 18h quando, às segundas-feiras, este serviço começa a se tranqüilizar. “O CT voltou a funcionar apesar de ser um fusquinha em termos da necessidade do hospital. Essa máquina não dá conta do atendimento de Emergência, apenas do atendimento de rotina”, frisou ela me mostrando o equipamento e todo o suporte de infraestrutura que ele necessita. Aproveitei o fato de estarmos numa sala reservada, já que era onde se comandava as Tomografias, para cutucar sob as relações entre as equipes já que a radiologia acaba sendo um desembocador dos diversos setores que precisam daqueles serviços: “A relação entre as equipes é boa apesar das brigas constantes (sic). O PS diz ter os casos mais graves e pede preferência; a UPT idem; a Ortopedia a mesma coisa e assim por diante. O que falta na realidade para melhorar o atendimento, é aumentar o espaço físico. Por mim o HMSF só atenderia os casos de Emergência, o que mesmo assim não daria vazão. Não são as enfermeiras que tem má vontade, o problema é que elas são poucas para o montante de atendimento”. Relata a médica, que destaca o serviço de neurocirurgia como “excelente”. Considero muito proveitosa essa investida na Radiologia até para ter visões de pessoas diferentes confrontando opiniões sobre as mesmas polêmicas.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Curtas da Nossa América

Congreso paraguayo analizará dimisión de presidente24.Junio.08Asunción. — El Congreso paraguayo se reune este martes en una sesión extraordinaria que prevé analizar la renuncia del presidente de la República, Nicanor Duarte, la cual ha dividido criterios tanto en la oposición como al interior del oficialismo.
Abanderan campaña de alfabetización en Nicaragua24.Junio.08MANAGUA. — El presidente de Nicaragua, Daniel Ortega, abanderó la campaña de alfabetización "De Martí a Fidel" utilizando el método cubano "Yo sí puedo".
Descartan ruptura política en proceso de cambio en Ecuador24.Junio.08QUITO. — Asambleístas del movimiento Acuerdo País (AP) descartaron una ruptura en esa organización o en el proceso de cambio que se impulsa en la Asamblea Constituyente, la cual elabora una nueva Carta Magna.
Camión cae a barranco y deja 19 muertos en Bolivia23.Junio.08LA PAZ . — Un camión de carga se precipitó a un barranco y provocó la muerte de sus 19 ocupantes en una región montañosa del centro del país, informó el domingo la policía.
Casi 300 muertos en Dominicana por descargas eléctricas23.Junio.08SANTO DOMINGO. — El año pasado casi 300 dominicanos murieron por lo que puede considerarse una pandemia provocada por la inflación y la pobreza: electrocutadas cuando trataban de conectarse de manera ilegal a la red energética.
Ecuador amenaza con cortar diálogo UE por tema migratorio23.Junio.08QUITO Ecuador examinará la posibilidad de "cortar los diálogos" con la Unión Europea, que buscan suscribir un acuerdo con los países andinos, si no se escuchan los reparos a las nuevas normas europeas sobre los emigrantes, advirtió el presidente Rafael Correa.
Decomisan en Venezuela una tonelada de marihuana23.Junio.08CARACAS. — Efectivos de la Guardia Nacional de la isla Margarita, perteneciente al estado venezolano Nueva Esparta, decomisaron hoy una tonelada de marihuana, informó el presidente de la Oficina Nacional Antidrogas, Néstor Reverol.
Inicia visita oficial a México presidente uruguayo23.Junio.08MÉXICO . — El presidente de Uruguay, Tabaré Vazquez, iniciauna visita oficial de tres días a México, a donde arribó la víspera procedente de Cuba, segunda escala de una gira regional que incluyó además Panamá.
Diputados latinoamericanos rechazan directiva antinmigrante23.Junio.08CARACAS, 22 de junio.— Diputados del Parlamento Latinoamericano (PARLATINO) criticaron hoy la directiva antinmigrante aprobada recientemente por el Parlamento Europeo, que consideraron discriminatoria, reportó PL.
Notable ausentismo en referendo autonómico en región boliviana23.Junio.08TARIJA, Bolivia, 22 de junio.— El ausentismo constituyó una de las notas dominantes en el referendo autonómico que se desarrolló este domingo aquí, patrocinado por la derecha y declarado ilegal por el Gobierno y la Corte Nacional Electoral del país.
Chávez advierte suspender petróleo a europeos por caso de inmigrantes20.Junio.08CARACAS . — El presidente Hugo Chávez advirtió con suspender el suministro de petróleo a los países europeos que apliquen la nueva norma para repatriar a los inmigrantes indocumentados, en tanto el mandatario boliviano Evo Morales dijo que la normativa puede desencadenar violencia en Europa y Latinoamérica.
Embarazada argentina cavó su tumba antes de ser ejecutada20.Junio.08BUENOS AIRES. — Una joven prisionera embarazada cavó su propia tumba antes de ser ejecutada durante la última dictadura argentina (1976-83), reveló hoy un ex policía durante un juicio que se celebra en la provincia de Córdoba.
México: presidente ya no comparecerá cada año al Congreso20.Junio.08MEXICO. — El Senado aprobó que el presidente de turno no deba comparecer anualmente al Congreso a rendir un informe de su gestión, el cual podrá presentar por escrito en virtud de la tensión que los últimos dos años impidieron presentarse a los gobernantes de turno.
Presidente paraguayo promete integración a la Patria Grande20.Junio.08CARACAS . — El presidente electo de Paraguay, Fernando Lugo, prometió la integración plena de su país, sin desentonar, al sueño de la Patria Grande junto a los otros gobiernos progresistas de América Latina.
Presidente Torrijos por diálogo para resolver paro del transporte20.Junio.08PANAMÁ . — El presidente de Panamá, Martín Torrijos, exhortó al diálogo para resolver el paro del transporte público que cumple dos días en la capital del país.
Chávez confirma próxima junta con Uribe20.Junio.08CARACAS -. — El presidente venezolano, Hugo Chávez, confirmó que se reunirá próximamente con su par colombiano, Álvaro Uribe, y reiteró la voluntad de colaborar con el proceso de paz en el vecino país.
Chile facilitará acceso marítimo a Bolivia por Iquique 18.Junio.08LA PAZ . — Chile aceptó la realización de "estudios técnicos" para facilitar el acceso de Bolivia al mar por Iquique y por el momento ha puesto a su servicio ese puerto ubicado en el norte chileno, informaron el martes los vicecancilleres de ambos países.
Esperan en Ecuador a familiares de mexicanos muertos 18.Junio.08QUITO . — Familiares de los cuatro mexicanos muertos en un ataque colombiano a un campamento de las FARC en suelo ecuatoriano, son esperados en este país como parte de una gira regional que busca demostrar que los fallecidos no eran subversivos, se informó.
Evo Morales pide a George Bush exigir explicaciones a USAID18.Junio.08LA PAZ. — El presidente boliviano, Evo Morales, solicitó a su homólogo norteamericano, George W. Bush, que exija explicaciones a la Agencia de Estados Unidos para el Desarrollo Internacional (USAID) por sus acciones subversivas en esta nación.
Moratinos califica como exitosas reuniones oficiales en Venezuela18.Junio.08CARACAS, . — El canciller español, Miguel Ángel Moratinos, aseguró que su visita a Venezuela fue un éxito, y traslada a Bogotá un saludo cordial del presidente Hugo Chávez para su par colombiano, Álvaro Uribe.
Paraguay se suma a una Latinoamérica social y progresista18.Junio.08QUITO . — El presidente electo paraguayo, Fernando Lugo, afirmó aquí que su nación se suma a la nueva América Latina social y progresista, en la cual hay que aprender de Ecuador.
Denuncia Evo acciones subversivas de la USAID en Bolivia18.Junio.08LA PAZ, 17 de junio.–– El presidente boliviano, Evo Morales, solicitó hoy a su homólogo norteamericano, George W. Bush, que exija explicaciones a la Agencia de Estados Unidos para el Desarrollo Internacional (USAID) por sus acciones subversivas en esta nación, informó PL.
Presidente electo paraguayo apuesta por una soberanía con equidad17.Junio.08QUITO.— El presidente electo de Paraguay, Fernando Lugo, apostó por construir un país soberano con equidad durante una visita realizada a la ciudad de Guaranda, capital de la central provincia ecuatoriana de Bolívar.
Denuncian intento de complot golpista contra gobierno argentino17.Junio.08BUENOS AIRES.— El líder de la Federación por la Tierra y la Vivienda (FTV) de Argentina, Luis D'Elía, denunció un intento de golpe de Estado económico contra el gobierno de la presidenta Cristina Fernández.
Un general y 13 policías rehenes de manifestantes en el sur de Perú17.Junio.08LIMA.—Miles de pobladores en huelga mantienen retenidos a un general de la policía y a 13 agentes, siete de ellos heridos, tras violentos enfrentamientos entre policías antimotines y huelguistas en la región peruana de Moquegua (sur), según informó el propio oficial retenido.
Fortalecen sus relaciones Panamá y Uruguay17.Junio.08PANAMÁ.— Los presidente de Panamá y Uruguay, Martín Torrijos y Tabaré Vázquez, respectivamente, confirmaron el interés de ambos países de fortalecer sus nexos políticos, económicos, comerciales y culturales.
Ejército destruye dos laboratorios de coca en frontera con Colombia17.Junio.08QUITO.— El Ejército de Ecuador destruyó dos laboratorios en los que se procesaba pasta de coca, ubicados en la provincia noroccidental de Esmeraldas, cerca de la frontera con Colombia, informó hoy esa institución en un comunicado.
Destacan medios compras estadounidenses de gasolina barata en México17.Junio.08MÉXICO.— La masividad del ingreso de norteamericanos a México para comprar gasolina mucho más barata que en su país, destacaron medios informativos de esta capital.
Bolivia y Chile firman históricos acuerdos en materia militar17.Junio.08LA PAZ.— Bolivia y Chile, que se enfrentaron en una guerra en 1879 y que carecen de relaciones diplomáticas desde hace más de un cuarto de siglo, firmaron este lunes acuerdos en materia militar considerados "históricos" por ambos gobiernos.

Mais uma vergonha da imprensa!

(Ernesto Germano Parés)

Hoje, lendo os jornais, fiquei preocupado com as matérias dizendo que “Interpol comprova autenticidade dos arquivos apreendidos das Farc”. O Jornal do Brasil, em uma matéria secundária, chega a afirmar que os presidentes da Venezuela e do Equador estariam envolvidos.

Claro que isto me interessa e preocupa, motivo pelo qual resolvi pensar um pouco sobre a matéria e fazer algumas pesquisas na internet.

A primeira idéia que me passou pela cabeça foi fazer a seguinte pergunta: “É legal a denúncia feita pela Colômbia de que teria encontrado provas contra os dois presidentes em um computador de um guerrilheiro das FARC”?

Bem, comecei a imaginar: pelo que sabemos através dos próprios jornais, os tais computadores teriam sido pegos (roubados) pelo exército colombiano durante uma incursão aérea a território do Equador, sem permissão deste, durante a noite do dia 1 de março, bombardeando o acampamento de militantes das FARC e matando indiscriminadamente, inclusive uma estudante mexicana que fazia um trabalho universitário. Em outras palavras, os computadores foram pegos sem qualquer acompanhamento pericial ou ordem judicial. Qual tribunal, no mundo, aceitaria estas provas? Só o Bush, é claro!

Mas, então, passei para a segunda fase do meu estudo e resolvi pesquisar. Descobri que o tal relatório da Interpol está disponível, na íntegra (94 páginas), para quem entender espanhol. Basta acessar em: http://www.interpol.int/Public/ICPO/PressReleases/PR2008/pdfPR200817/ipPublicReportNoCoverES.pdf

Passei a ler o relatório (não terminei ainda) e encontrei contradições enormes entre o que nossa imprensa está noticiando e o texto dos peritos.

Em primeiro lugar, o chefe da Interpol deixa claro que “o conteúdo dos discos rígidos não foram analisados”. Os peritos apenas declaram que [b] os discos rígidos externos [/b] não foram alterados. Os “discos”, não o conteúdo!

Na página 31 do relatório, encontramos uma informação muito importante. Os técnicos da Interpol afirmam que “as autoridades colombianas manipularam os índices dos arquivos e as memórias do computador”, concluindo que “o acesso aos dados contidos nas citadas provas não se ajustou aos princípios reconhecidos internacionalmente para o tratamento de provas eletrônicas por parte de organismos encarregados da aplicação da lei”. Precisa dizer mais?

Algumas páginas adiante, o relatório da Interpol diz que os discos rígidos externos foram “apagados no dia 3 de março” (ou seja, dois dias depois do ataque), em horários diferentes. Os peritos dizem ainda que “os três discos rígidos externos e as três chaves USB haviam sido conectados a outro computador, entre 1 e 3 de março, sem que tenham sido feitas cópias prévias, com imagens forenses de seus conteúdos e sem ser empregado dispositivo de bloqueio de novas escritas (write-blokers)”.

Bem, agora cada um pode tirar sua conclusão dos fatos. Convido a lerem o relatório... É um pouco longo, mas não deixa dúvidas de mais uma armação de Bush, Uribe e Cia, com o apoio da nossa grande imprensa tão preocupada com a “liberdade de expressão”.