segunda-feira, 4 de junho de 2012

Europa


Inglaterra vai enviar submarino nuclear às Malvinas. O governo britânico pretende enviar um submarino nucelar, munido por um arsenal de grande potência, ao litoral das Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. A informação foi publicada na edição de domingo (20) do jornal britânico “The Sun”. O submarino HMS Talent, chamado pelos militares britânicos de “caçador assassino”, é equipado por mísseis Tomahawk e torpedos Spearfish, e chegaria à América do Sul no dia 14 de junho, data que marca o aniversário de 30 anos da vitória britânica na Guerra das Malvinas sobre a Argentina. Atualmente, a embarcação se encontra no porto de Simon's Town, próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul.

O HMS Talent tem 84,5 metros de comprimento, pesa cerca de cinco mil toneladas, pode alcançar uma velocidade de 60 km/h e submerge até uma profundidade de 305 metros. Seus mísseis têm um alcance de até 60 quilômetros. Segundo o jornal, o mesmo modelo de submarino foi utilizado por tropas britânicas para ajudar os rebeldes na Líbia durante a guerra civil que derrubou o líder Muamar Kadafi.

França pretende reduzir idade mínima para aposentaria. Ao contrário do que vem acontecendo na Europa, o primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, anunciou nesta quarta-feira (23) que o governo deverá promover uma reforma da Previdência, que acabará reduzindo a idade mínima da aposentadoria para os 60 anos de idade. Atualmente, os trabalhadores franceses só podem se aposentar a partir dos 62 anos, desde que tenham contribuído com a Previdência por, no mínimo, 41 anos.

Para isso eles arrumam dinheiro! O governo espanhol havia “estatizado” um banco (Bankia) para salvá-lo da falência. Isto custou aos cofres públicos a bagatela de 4,465 bilhões de euros, mas agora sabemos que não é o pior.

Menos de quinze dias depois de “estatizado”, o Bankia “pediu um empréstimo de 19 bilhões de euros ao governo”. O anúncio foi feito na sexta-feira (25). Com isto, o gasto do governo para salvar o banco em dificuldades sobe para 23,465 bilhões de euros. De acordo com a direção do Bankia, os 19 bilhões de euros serão utilizados para cumprir os requerimentos de provisões e de capital exigidos pelas duas reformas financeiras aprovadas pelo governo espanhol. Mas, enquanto isto, a taxa de desemprego na Espanha já passa de 25%!

Nenhum comentário: