sábado, 24 de dezembro de 2016

Véspera do Natal de 2011, mas acontece quase todos os anos...

Parece incrível, mas terminou em briga nesta quarta-feira (28/12/2011) a limpeza natalina da igreja da Natividade, em Belém, por causa de uma disputa entre seitas religiosas pelo controle do templo que marca o local simbólico do nascimento de Jesus.
Cerca de cem padres e monges das igrejas Ortodoxa Grega e Apostólica Armênia trocaram socos e vassouradas dentro do templo. Policiais palestinos (sim Palestinos, portanto não cristãos), curvando-se para atravessar a diminuta "porta da humildade", intervieram com cassetetes para restaurar a ordem.
O argumento para não prender os arruaceiros de Deus foi... digamos, imbecil:
"É um problema trivial... ocorre todo ano", disse o tenente-coronel da polícia Khaled al Tamimi. "Tudo está bem e as coisas voltaram ao normal. Ninguém foi detido, porque todos os envolvidos eram homens de Deus."
A igreja de Belém data do século VI, e é a mais antiga da Terra Santa. Sua administração é dividida entre clérigos católicos romanos, ortodoxos gregos e armênios.
Qualquer suposta violação dos limites de jurisdição dentro da igreja pode desencadear uma briga, especialmente durante a limpeza anual para as celebrações do Natal ortodoxo, que será comemorado na semana que vem.
Perguntar não ofende: Então todos os casos que envolvam detenções no planeta, dos mais simples até os mais complexos, os envolvidos PRESOS não são homens de Deus?

Chico Baeta, um homem sem Deus. Graças a Deus.

Nenhum comentário: