domingo, 25 de novembro de 2007

A UFRJ e a América Latina

Hoje, dia 25 de Novembro de 2007, foi o último dia de provas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e consequentemente a prova específica de história.
Este sítio vem lembrar o inevitável: a nossa América vem ganhando aos poucos o espaço que merece na história recente de nossa redescoberta. Surgiram em nossa parte continental lutas, revoluções, golpes, que marcaram personagens e acontecimentos que hoje colhemos seus frutos. Obrigado Allende, Che, Fidel, José Martí, Bolívar, EZLN do México, MIR chileno e tantos outros que impunharam a bandeira do inconformismo e plantaram a semente que germina na forma de Venezuela, Bolívia, Equador... e quem mais ousar.
Das 7 questões discursivas da UFRJ, duas foram sobre nossa América, sendo quatro no total, pois se dividiram em letras a) e b). É a Universidade reconhecendo o papel político e econômico de nossa pátria americana. São as vozes da América ecoando.

Um comentário:

Hassan ou Rahhal disse...

Ganha mais espaço do que se pode perceber, vide sua última postagem. Coisas que eu nunca poderia imaginar quando criança, mal sabia o que era Venezuela, a não ser pelo fato de minha tia ter viajado para lá.