segunda-feira, 21 de julho de 2008

Deu na Caros Amigos de Janeiro de 2008 - Coluna "Enfermaria" de Mylton Severiano

1. As prioridades do orçamento mundial

Gastos em dólares

1º lugar - Armamentos, 80 bilhões;
2º lugar - Fumo, 40 bilhões;
3º lugar - Publicidade, 25 bilhões;
4º lugar - Cerveja, 16 bilhões;
5º lugar - Vinho, 8,6 bilhões;
6º lugar - Golfe, 4 bilhões...

Total necessário para satisfazer as necessidades elementares de saúde, educação e alimentação de todas as crianças do mundo - 3,4 bilhões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fonte: informe de 1995 do Unicef, órgão da ONU para a infância.



2. Energia solar para o seu lar

O sol batendo no solo da Brasil (maior nação tropical do planeta) equivale por dia à energia gerada por 300.000 usinas de Itaipu. Em termos energéticos, o babaçu do Maranhão vale uma Arábia Saudita (petróleo, esgotável em 30 anos). E o Brasil se mantém atrelado ao petróleo e às usinas hidrelétricas.

Fonte: J. W. Bautista Vidal, entrevista a Caros Amigos, dezembro de 1997.


3. Arroz com feijão

Ao contrário do que se pensa, adulto, e não criança, é o maior freguês do fast food (comida rápida). A proporção de frequentadores fica em 35% de maiores de 25 anos, para apenas 10% de menores de 10 anos. Neste tipo de alimentação faltam vitamina A, cálcio e ferro. Falta folha verde-escura e falta legume alaranjado (cenoura, abóbora).

Fonte: noticiário da TV Cultura de São Paulo, 30/10/97, 13h30; Globo Cîência nº 76, novembro de 1997.


4. Reforma agrária já! (um século atrás)

"Precisamos combater o regime capitalista na agricultura, dividir a propriedade agrícola, dar propriedade da terra ao que efetivamente cava a terra e planta e não ao doutor vagabundo e parasita, que vive na "casa grande" ou no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Já é tempo de fazermos isso e é isso que eu chamaria de problema vital."

Fonte: Lima Barreto (1881-1922), escritor brasileiro.



Nota do Vozes da América: A coluna "Enfermaria" estrou na revista Caros Amigos em 1997 com estas curtas informações e ainda outras. Porém, onze anos se passaram desde lá e nada parece ter mudado. Tem alguém muito louco nesta história toda, não sei se o mundo com sua guinada à direita, não sei se a gente com nossa passividade mórbida ou se o autor desta coluna, Mylton Severiano, que segue chovendo no molhado. E você? De que lado está? Desça do muro! Tome partido! Mostre sua cara! Seja como for, reaja! Ainda que seja para dizer que concorda.

3 comentários:

Anônimo disse...

(desculpem-me pela demora, mas...)
Parabéns aos textos "enviados" ao colunista "bloguiniano"!
Parabéns ao texto dos urubus também.
Queria falar mais sobre os temas mas acho que os seus textos já os tratam muito bem, se eu fizesse mais comentários eles seriam reiterantes. Então, os guardarei para ocasiões mais oportunas. Ainda assim, acho fundamental a parabenização. Ela é estimulante! Não pare de escrever aqui seu cabeçudo!
Muito boas as informações dessa última postagem. Acabei de ver (mais uma vez) "Obrigado Por Fumar" e acho impressionante a dinâmica da sociedade, seus valores apontam em direção à movimentação monetária (de poucos) e inúmeras vezes são esquecidos os valores humanos.
Abraços, Hassan

Guilherme Reis Holanda disse...

A idéia da luz solar é incrível.
Na frança, os cidadãos pagam apenas 200 à 300 euros para poderem ter saúde e eduração gratuita, pessoas mandadas pelo governo duas vezes na semana para cuidar da casa e de seus bebês além de lavar suas roupas!!
Isso é possível pela boa administração do dinheiro.
Se a companhia de energia (Light) já não está querendo se modernizar, culpa da falta de interesse dos empresários que acham que não renderá dinheiro, por que não adotar um modelo de placas de energia solar em todas as moradias? Acabaria com o problema da má distribuição de eletrecidade em um prazo de 10 à 20 anos.
Por mais que seja um projeto caro, o dinheiro roubado pagaria facilmente.

Anônimo disse...

O interessante ... e triste ao mesmo tempo é tua esperança em convocar o povo a tomar partido de algo! Maldita seja a esperança, que é a última a se suicidar. Antes se matasse logo, pois pelo menos teríamos certeza de algo, não?
Estava passando, e resolvi dar uma lida. É sempre bom ter [ pelo menos o mínimo ] de cultura, principalente para alguém ignorante como eu nesses assuntos. Ignorante não pq não me interesse, mas pq não vejo esperança ... se visse, concerteza tomaria partido de algo. Mas que é humilhante a posição de "em cima do muro" isso é. Mas ... é o mais facil né? E o mais indolor ...
Estava procurando o blog do marcelo coelho, a resposta dele ao comentário absurdo da VEJA [ que revista vagabunda! ] mas tá ... se souber mande-me por orkut ... ou seja lá oq for ... ^^

Parabens pelo blog, é o primeiro blog inteligente que vejo [ e não um sobre " aiii eu amo a Britney S." ou " A vida é uma merda...quero morrer" e etcs ... ]

bejux coisa chata.....\o