quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Bons ventos sopram do Uruguai

O Uruguai foi o primeiro país da América Latina a reconhecer o casamento entre homossexuais. Apesar de não representar um modelo de visão de mundo revolucionária, o parlamento uruguaio oficializou a união entre seres humanos, independente das formalidades morais que este tema costuma evocar, dando os mesmos direitos que antes era "privilégio" ou conquista dos heterossexuais.
Claro que ainda faltam algumas barreiras. A primeira é a confirmação presidencial e a segunda é a intensa campanha conservadora liderada por... advinhem!? Foi a Instituição que dominou o mundo ocidental por mais de 500 anos; levou muita gente à fogueria por pensar diferente dela (pena de morte); invadiu o Oriente para matar muçulmanos; condena o uso de camisinha, mesmo numa África que morre em Aids (SIDA); o chefe político é o mesmo chefe religioso e nunca fora eleito pelo seu povo; o atual chefe desta Instituição é ultraconservador, simpático às idéias fascistas na juventude e mantenedor da linha paleolítica do rebanho que diz representar.
Que os ventos do sul cheguem em toda nossa América e tragam motivos para comemorarmos, pois razões para lamentarmos já temos há 500 anos.

Um comentário:

Ana Ranna disse...

Até q enfim!!!
Pensei q só fosse
escrever ano q vem!!! = ]

Saudades!

Beijosss...