terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Isto o Jornal Nacional e o PIG não publicam : Novos números sobre Cuba


Pouco mais de meio século depois de fazer a Revolução, Cuba apresenta números impressionantes que agora são divulgados pelo jornal britânico “The Independent”. Vejamos alguns números apresentados:

1 – Cuba gasta 10% do seu orçamento com educação, comparado com 4% gasto no Reino Unido e 2% gasto nos EUA, segundo a UNESCO. O resultado disto é que três em cada cinco cubanos maiores de 16 anos frequentam algum tipo de curso superior. Todo o sistema educacional é gratuito;

2 – Na questão da política sanitária, Cuba também tem papel de destaque com uma média de 62,7 médicos para cada 10.000 habitantes e 4,9 leitos hospitalares para cada mil habitantes. A mortalidade infantil na Ilha é de 4,9 crianças para cada 1.000 nascimentos (nos EUA é de 7 para cada 1.000);

3 – Mais de 20.000 estudantes estrangeiros estudam medicina em Cuba e, em 2011, 40 estudantes de medicina estadunidenses se formaram lá para regressar aos EUA e praticarem a medicina atendendo aos mais pobres.

4- A menor taxa de mortalidade infantil da América. Um relatório divulgado pela imprensa oficial cubana nesta terça-feira (03/01) revelou que o país teve a menor taxa de mortalidade de todo o continente americano no ano de 2011. De acordo com o relatório, reproduzido pelo jornal Granma, de cada mil bebês nascidos no país, apenas 4,9 morreram, em média. O índice coloca o país à frente de Estados Unidos, Canadá e do próprio Brasil. A publicação ressaltou ainda que na região de Las Lunas, no leste da ilha, o índice de mortalidade infantil foi ainda menor: 3,5 mortes para cada mil crianças nascidas.


Nenhum comentário: