domingo, 20 de novembro de 2011

E se fosse em Cuba?

Desculpem insistir neste tema, mas não consigo deixar de pensar nisto. Dorli Rainey é uma senhora estadunidense de 84 anos que, nesta terça-feira (15), foi levada para atendimento médico de emergência depois de ser atingida por spray de pimenta lançado em seu rosto por policiais de Sattle. Dorli participava dos protestos convocados pelo movimento “Occupy”, contra a situação econômica nos EUA, quando foi agredida pelos policiais. Um porta-voz da polícia, defendendo a ação covarde dos soldados, disse que “o gás de pimenta foi disparado apenas contra indivíduos que se recusavam a obedecer a ordem para dispersar ou que tinham comportamento ofensivo em relação aos policiais”. Uma senhora de 84 anos? Os policiais de Seattle se sentiram ameaçados por uma senhora de 84 anos? Mas a minha pergunta ainda está posta: e se fosse em Cuba?
Vamos supor que, em alguma cidade cubana, uma senhora de 84 anos fosse agredida por um policial. O que aconteceria? Em primeiro lugar, nossos jornais estariam cheios de declarações contra o “ditador” Fidel Castro. Provavelmente, os fuzileiros navais dos EUA estariam preparando um desembarque na Ilha e a OTAN já estaria afundando Havana em bombas lançadas de moderníssimos aviões. Tudo isto sob o signo de “ajuda humanitária” para derrubar o regime repressor.
Mas a história aconteceu em Seattle. A foto de Dorli Rainey, a mulher de idade, sendo carregada por dois manifestantes e com resquícios do produto químico em seu rosto tornou-se uma das imagens-símbolo do movimento civil, que se espalha por todas as grandes cidades dos EUA e luta contra a desigualdade social no país. “É uma imagem horrível. Eu não sou tão feia assim”, disse Dorli, ex-professora, em uma entrevista à agência Associated Press. Ela é uma ativista conhecida no círculo político da cidade, e se descreve como “uma velha senhora em botas de combate”. Ela afirmou, mesmo após o incidente, que continuará a participar dos protestos. “Sou bem durona”.
Para mais detalhes da covardia e ver as imagens:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/17886/policia+joga+spray+de+pimenta+em+idosa+ao+reprimir+protesto+nos+eua.shtml

Nenhum comentário: