quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Unicórnio Azul, Silvio Rodriguez ...



Certa vez li uma interessante história a respeito
dessa canção. Conta o próprio
compositor que, após a gravação da canção, chegou até ele farta correspondência de pessoas de todo o mundo informando-o sobre o paradeiro do mítico animal. Ele teria recebido fotografias, livros, postais e desenhos de toda variedade de unicórnios que comprovariam as informações.
Finalmente Silvio acabou recebendo uma notícia realmente legítima. Seu amigo querido, um salvadorenho chamado Roque Dalton, que além de ter sido um grande poeta, foi um grande revolucionário, compromisso que custou sua vida quando era combatente clandestino, teve vários filhos; entre eles Roquito, que faz tempo se encontra prisioneiro, e do qual não se tem notícias, e Juan José, que mesmo jovem e franzino como é tornou-se guerrilheiro, tendo sido ferido em combate, foi capturado e barbaramente torturado. Justamente este último, a quem Silvio encontrou faz pouco tempo, contou-lhe que lá, nas montanhas de El Salvador, acompanhando a aguerrida tropa dos humildes, cavalgava um cavalinho azul de um só corno.
Ele termina seu relato agradecendo a boa vontade, dedicação e a esperança de todos que têm se mantido em zelosa vigília na busca do amado animal desaparecido, e anuncia, solenemente, que está tranqüilo, e sequer há necessidade de continuar o envio de noticias. Porque ao fim descobriu em que região pasta seu unicórnio e afinal de contas “en prados semejantes ningún amor está perdido”.
Ricardo Martini

http://www.youtube.com/watch?v=zgMEWqXnVGo
www.youtube.com
Mercedes Sosa - El unicornio azul
 

Nenhum comentário: