domingo, 25 de março de 2012

EUA: Mais uma derrota vergonhosa?

O exército da “nação mais poderosa do planeta” parece estar marchando para uma derrota tão vergonhosa quanto a sofrida no Vietnam. A situação no Afeganistão está dramática e os últimos acontecimentos já fizeram o governo Obama desistir de seu projeto de “uma retirada negociada das tropas” para preservar a imagem dos EUA. Nas bases estadunidenses o clima é de derrota ou desespero, como demonstrou o recente caso do sargento que saiu matando camponeses na Província de Kandahar.

Dois oficiais superiores dos EUA foram mortos a tiro no Ministério do Interior numa zona de alta segurança. O alto comando estadunidense, alarmado, proibiu a partir de agora a presença dos seus militares em qualquer tarefa de cooperação em edifícios do governo afegão.

O balanço de onze anos da guerra afegã é desastroso. A maioria do território está sob controle da Resistência (na qual lutam inclusive quadros do Partido Popular marxista da Revolução). As tropas estrangeiras, em muitas cidades, somente saem dos quartéis para realizar patrulhas. Todos os projetos de reconstrução econômica e política fracassaram. As plantações da papoula do ópio e a produção de heroína aumentam sob a proteção de altos funcionários ligados ao narcotráfico; a corrupção mergulha as raízes nos próprios Ministérios; a fome é uma realidade em muitas províncias.

Nenhum comentário: