segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

No “país da liberdade”.


  Uma lei aprovada no estado do Arizona (EUA) resolveu de vez a questão racial no país: agora estão proibidos todos os livros que falem de racismo ou problemas étnicos! Pronto, acabou, não se fala mais nisto.
Os funcionários do departamento de educação no Arizona já estão fazendo uma lista dos livros que serão proibidos nas escolas. Entre os livros proibidos estão: “A Tempestade”, de Shakespeare; “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire; “América ocupada”, de Rodolfo Acuña... Além disto, os professores foram avisados de que devem se afastar de qualquer livro em que “raça, etnia e opressão” sejam temas centrais. Para ler a notícia: http://www.democracynow.org/es/2012/1/17/titulares#17
Que esses caras sejam tirânicos, tudo bem. Faz parte da lógica de autodeterminação dos povos, que tanto defendemos, isto é, se o povo estadunidense assim o quer. Mas por favor não venham com essa hipocrisia de se aclamarem democracia. E chamo aqui à responsabilidade as pessoas que, de uma forma ou de outra, colaboram para enaltecer e assim reforçar aquele país. 
Ernesto Germano e Chico Baeta

3 comentários:

Guylherme Carvalho disse...

é incrível como esse controle remoto de todos os movimentos do mundo conseguem fazer tudo o que querem.E não só falando disso de proibir livros que falem, supostamente, de racismo , falo de tudo, e agora mais por causa dessa lei que esse ''país democrático'' quer impor, mais uma vez, para o mundo, com a S.O.PA e a P.I.P.A. Pensando bem, eles estão querendo fazer o certo, que é combater a pirataria, mas não podemos ser hipócritas a ponto de dizer que o mundo inteiro deve viver comprando jogos, cds de musica, dvds e etc....quando tudo é um absurdo de caro, nem sempre somente aqui , onde reclamamos de impostos, mas em várias partes do planeta. E para finalizar, quero dizer que, na minha opinião, proibir de se ler um livro é ridiculo, você que leia, tenha sua opiniao e a transmita.

Vozes da América disse...

Concordo Guylherme e levanto aqui uma questão, que para mim não é definitiva, pois tem outras variáveis como direito autoral. Mas há muito acho que a "pirataria" é uma das possibilidades de se democratizar cultura, informação...

Anônimo disse...

Os tempos sombrios da ditadura militar perduram no ar, só que agora, disfarçados de democracia. Mudanças radicais, como a própria ditadura, geram consequências radicais,ou seja, a insatisfação popular em união. Porém, a censura abafada e mascarada, discretamente se inserindo às leis, é a maneira mais inteligente de se mudar sem querer ser percebido. Após algumas tentativas, eles finalmente aprenderam como agir de maneira destruidora causando as menores repercussões possíveis.