domingo, 1 de abril de 2012

Só podia ser!


Quinta-feira, dia 22 de março de 2012. Em Mali, o capitão Amadou Sanogo liderou um golpe militar que destituiu o presidente legalmente eleito. Poucas horas depois do golpe ele decretou a criação de um tal de “Comitê Nacional para a Restauração da Democracia e do Estado” do qual ele é o presidente. Tudo como manda a cartilha dos velhos golpistas e ditadores que conhecemos muito bem.
Mas tem mais uma coisa em comum. Amadou Toumai Touré recebeu treinamento nos EUA. Ele passou por vários cursos, em ocasiões diferentes, incluindo aulas básicas sobre comando de soldados. A notícia foi confirmada por um oficial do Departamento de Defesa dos EUA, em entrevista ao The Washington Post.
Sanogo participou do Programa Internacional de Educação e Treinamento Militar, uma iniciativa financiada pelo Departamento de Estado para militares estrangeiros selecionados por membros de embaixadas estadunidenses ao redor do mundo, conforme informou o oficial Patrick Barnes, integrante do AFRICOM (Comando dos Estados Unidos para África), que não deu mais detalhes.
Mais uma vez se confirma a velha piada: “Sabe por que não tem golpe de Estado nos EUA?”... “Porque lá não tem embaixada dos EUA!”

Ernesto Germano

Nenhum comentário: