domingo, 15 de abril de 2012

As velhas práticas estadunidenses...


Como sempre fazem. Em 2005, ainda durante a administração de George W. Bush, o governo dos EUA treinou um grupo terrorista islâmico em solo estadunidense. Os Guerrilheiros do Povo Iraniano, também conhecidos como MEK (Mujahedin-e-Khalq) são uma organização islâmica de tendência esquerdista que se opõe ao governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad e ao poder dos aiatolás.
Os iranianos foram treinados de forma ultrasecreta no estado de Nevada (oeste dos EUA), num campo de testes do Departamento de Energia, a 100 quilômetros de Las Vegas. De acordo com reportagem publicada pela revista New Yorker, o local foi escolhido por sua semelhança com as montanhas do nordeste do Irã.
Segundo a New Yorker, o governo dos EUA acobertou o financiamento de organizações dissidentes para coletar informações em solo iraniano e também para realizar ações terroristas contra o regime de Ahmadinejad. Com isso, o MEK tinha recursos de inteligência e armamento para se opor ao governo de Teerã.
Ações terroristas. Em fevereiro de 2012, uma reportagem da rede NBC mostrou que o MEK era o grupo por trás de uma série de assassinatos de cientistas nucleares iranianos. Segundo a matéria da rede de TV americana, Israel também treinou e financiou o grupo iraniano após o treinamento fornecido pelos estadunidenses.
O objetivo ia além de matar os “Einsteins iranianos”. Israel queria minar o Irã psicologicamente com a destruição das instalações nucleares. Nesta segunda fase, Israel fornecia as armas e o financiamento. Aos EUA, cabiam o treinamento de inteligência. Desde 2007, cinco cientistas iranianos foram mortos em ataques.

Nenhum comentário: