domingo, 15 de abril de 2012

Giro pela Europa


Na Espanha, menos dinheiro para saúde e educação. O governo espanhol anunciou na segunda-feira (9) que prevê economizar € 10 bilhões suplementares em saúde e educação, após apresentar o orçamento de 2012 com medidas de rigor extremamente rígidas para reduzir o déficit público. A afirmação foi feita por um porta-voz do governo após uma reunião entre o presidente do executivo conservador, Mariano Rajoy, e os ministros de Educação e Saúde.
Diante da nova crise de confiança dos mercados e a preocupação de seus vizinhos europeus, as autoridades de Madri multiplicam as declarações para assegurar que a Espanha cumprirá com suas metas de redução de déficit público a 5,3% para 2012, contra 4,4% previstos anteriormente. “É preciso fazer um país mais confiável ante nossos credores e ante os sócios europeus”, declarou o ministro da Fazenda e Administração Pública, Cristóbal Montoro, em uma entrevista publicada pelo jornal El Mundo.
Jovens atraídos pela extrema-direita, na França! Pesquisas mostram que cerca de 26% dos jovens de idade entre 18 e 24 anos votariam na candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. O discurso contra os estrangeiros e, em especial, contra os muçulmanos, da candidata da Frente Nacional, sua defesa da ordem e da França acima de tudo e de todos, além de seus ataques contra o sistema político, estão tocando o coração de aproximadamente um quarto da juventude francesa.
Uma grande abstenção? Por enquanto, as pesquisas mostram uma grande apatia por parte do eleitorado francês. Quase uma quarta parte do eleitorado (24%) declarou sua intenção de se abster. É parte da crise das instituições que, há tempos, ronda a Europa.
Pobre Grécia! A crise grega, produto das muitas receitas neoliberais para o país, está atingindo todas as esferas da sociedade grega. A mais recente vítima da crise passou a ser os museus e tesouros arqueológicos gregos.
A equipe do Serviço Arqueológico grego vem registrando o alarmante desmonte dos museus do país e os constantes desaparecimentos de relíquias históricas. No Museu Arqueológico de Olímpia, cidade onde se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos, é um dos principais atingidos pelos desaparecimentos.
Segundo a presidenta da Associação de Arqueólogos Gregos, Despina Koustsoumpa, já desapareceram tesouros dos períodos Clássico, Helênico e Bizantino, incluindo esculturas de cobre do século VIII antes de Cristo, moedas e vasilhas de argila.
A fome avança na Inglaterra. “Kids Company” é uma ONG inglesa que ajuda 17.000 crianças em Londres e acaba de informar que a situação é dramática e cresce o número de crianças que procuram a instituição em busca de comida. Em Bristol, uma entidade que antes oferecia abrigo para adolescentes fez reformas para fornecer comida!
“FareShare”, outra organização beneficente inglesa, passou a distribuir excedentes de alimentos procedentes de supermercados e afirma que os restaurantes populares e os grupos comunitários trabalham sem parar para atender a pais e crianças que procuram desesperadamente por comida.
Uma longa matéria do jornalista Charlie Cooper foi publicada nesta semana pelo jornal “The Independente”. Para mais detalhes sobre a situação das crianças inglesas: www.kidscoplatepledge.org
De novo? Isto já está ficando cansativo, mas é notícia e devemos repassar. O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nota oficial na quarta-feira (11) recomendando que os países façam reduções nas pensões pagas aos aposentados e para que elevem a idade mínima de aposentadoria. Como sempre, a justificativa do FMI é que “houve um aumento na longevidade das pessoas” e isto está aumentando os gastos públicos.
O informe do FMI foi apresentado pelo diretor de Assuntos Monetários, José Viñals, em uma coletiva com a imprensa realizada em Washington.

Nenhum comentário: